Negócio começou em abril e já conta com dez empresas no país
O mercado de compras coletivas surgiu em abril deste ano e caminha para um faturamento de R$ 300 milhões no primeiro ano. A estimativa é do Groupon, empresa americana que inaugurou o conceito de compras coletivas nos EUA há dois anos.
O Groupon, que opera no país com o Clube Urbano, já conta com 900 mil assinantes no Brasil. Em quatro meses, São Paulo se transformou na terceira maior operação do grupo no mundo, atrás de Paris e Londres.
Apesar de não ter sido o pioneiro no país -o primeiro foi o Peixe Urbano-, o Groupon é hoje líder do mercado, segundo levantamento da Serasa Experian encomendado pela própria empresa.
O estudo mostra que existem dez empresas de compras coletivas no país. Juntas, elas detêm cerca de 0,2% de participação de mercado em todo o e-commerce nacional, medido em termos de visitas. Foram pesquisados 4.800 sites de varejo digital.
O Groupon detém 0,089% do mercado total de e-commerce. É o quarto site mais visitado do varejo digital.
Em segundo lugar vem o Peixe Urbano, com 0,035%. Em seguida, o ClickOn, com 0,022%. O levantamento tem como base visitas realizadas na semana passada.
COMO FUNCIONA
No modelo de negócios de compras coletivas, usuários cadastrados recebem diariamente um e-mail com ofertas de descontos superiores a 50%. São ofertas de produtos ou serviços localizados na cidade do usuário.
A pessoa compra um vale no site da empresa de compras coletivas e usa o código para obter o desconto no estabelecimento.
Veículo: Folha de S.Paulo