Buscapé e Mercado Livre se preparam para brigar na web

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O aumento do número de clientes que têm usado a internet para fazer compras tem aumentando a esteira de fusões e aquisições do seguimento de comércio eletrônico (e-commerce), e com um volume superior a U$ 461 milhões - dos quais 15% da receita voltada para investimentos na marca -, o portal Mercado Livre não descarta a possibilidade de ir às compras no País este ano, de olho no concorrente Buscapé, que anunciou ontem a compra de uma empresa do ramo. Além disso, o Mercado Livre criou um sistema de aulas pela internet e abriu um novo e moderno espaço, para criar uma identidade visual diferenciada. "O mercado está em amplo crescimento e nós temos um histórico de empresa que já fez aquisições. Para resumir, estamos de olho no mercado e em boas oportunidade", enfatizou, ontem, o fundador e CEO da empresa, Marcos Galperín.

 

Além da meta de ampliar sua atuação, por conta da concorrência no mercado que segue para lá de aquecida, o Mercado Livre resolveu seguir os passos do líder na área de internet, o site Google, e adotar instalações modernas, para criar maior identidade com o público jovem. Por isso o site inaugura o primeiro centro de atendimento no Brasil, e dentro do empreendimento os funcionários contam com salas de jogos com marcas de videogames que possuem tecnologia motion, ou seja, tecnologia que possui sensores dos movimentos dos jogadores, pista de boliche e lounge com televisores. Parece, inclusive, uma agência de publicidade, dessas badaladas, que contam com vários itens de entretenimento para deixar a vida do pessoal da área de Criação mais dinâmica.

 

Na inauguração do local também foi lançada uma plataforma de e-learning (aprendizado pela internet), trata-se de um programa de educação a distância via internet para vendedores e empreendedores da web elaborado em parceria com a JumpEducation, Circuito de Capacitação para E-commerce que reúne 19 cursos em três módulos e pode ser feito a distância. Segundo o diretor das operações do Mercado Livre, Helisson Lemos, hoje o Brasil é o mercado mais importante para empresa dentre os 13 países que a mesma atua e o site de comércio eletrônico contabiliza cerca de 50 milhões de usuários. "Temos o objetivo de crescer em terras brasileiras nas áreas de atendimento e em meios de pagamento", enfatiza o diretor de operações. Ele também afirma que hoje 75% da receita da marca está ligada as operações de compra e venda de objetos no site e que 25% correspondem ao mercado pago como boletos bancários, transferência eletrônicas em que a empresa possui parcerias com o Banco do Brasil, Bradesco e Itaú e no segmento de cartões de crédito as bandeiras são Visa, Mastercard, American Express, Aurea, entre outros.

 

Com operações em 12 países da América Latina e em Portugal, na Europa, o Mercado Livre afirma ter comercializado 27,9 milhões de produtos entre janeiro e setembro de 2010 - um total que representou um volume financeiro de US$ 2,4 bilhões.

 

A plataforma de meios de pagamento on-line Mercado Pago, por sua vez, foi utilizada em 3,1 milhões de transações no mesmo período, resultando em um volume de pagamentos de US$ 461 milhões. Atualmente o grupo tem 1,5 mil funcionários (mais de 450 deles no Brasil) e 50,2 milhões de usuários cadastrados.

 

Por meio do Circuito de Capacitação para E-Commerce, novos usuários e vendedores mais experientes poderão aprender e aperfeiçoar conceitos sobre vendas na plataforma Mercado Livre.

 

Buscapé

 

Conforme o DCI havia anunciado em edição anterior, ontem foi oficializada a notícia do site Buscapé ter comprado a empresa Navegg, rede de personalização de navegação na web. Hoje, o site BuscaPé um dos maiores na área de comparação de preços da América Latina, e anunciou ter adquirido 70% da Navegg, uma das primeiras empresas brasileiras totalmente dedicada à otimização de resultados na internet a partir da análise e segmentação de conteúdo digital.

 

Segundo informou o Buscapé, a compra faz parte da contínua estratégia da companhia de crescer no mercado de e-commerce na América Latina, por meio da incorporação de empresas que possam complementar suas diversas plataformas focadas em atender todo ciclo de compras na Internet. "Sabemos que é cada vez mais forte a tendência de utilizar do poder da internet para identificar potenciais consumidores em função do seu comportamento e histórico de navegação na internet. A Navegg é uma empresa pioneira em segmentação e seu modelo de negócios encaixa-se perfeitamente na postura inovadora do BuscaPé de sempre buscar soluções capazes de tornar nossa plataforma de e-commerce cada vez mais poderosa para nossos clientes", disse VP de Inteligência Empresarial do BuscaPé, Pedro Guasti.

 

Veículo: DCI


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