O uso da internet pelo público emergente (C, D e E) acaba de ultrapassar o das classes A e B, com 52,8% dos acessos, e a briga por esse filão entre as prestadoras de serviços de banda larga e telefonia celular (Telefônica, Claro, Oi, TIM, entre outras) deve esquentar. Ainda mais agora, com foco no aumento dos produtos de 3G, que geram a perspectiva de o número desses celulares passar dos 14,6 milhões de aparelhos atuais, para 35 milhões até o final deste ano.
Fábio Coelho, presidente do IAB, órgão que representa o segmento digital brasileiro, afirma que o número de acessos deve crescer ainda mais, motivado pela tendência de queda dos preços dos pacotes e por programas de governo que subsidiarão parte do valor mensal. "Só 30% dos usuários de smartphone no Brasil têm um plano de dados, mas as operadoras estão trabalhando para suprir a lacuna", diz.
No varejo, a tendência chega forte e a meta é aumento das vendas digitais e pelo celular, diz o Grupo Pão de Açúcar. O vice-presidente da rede, Hugo Bethlem, conta que algumas das tecnologias para o varejo - utilizadas nos Estados Unidos - já estão presentes na vida do consumidor brasileiro. "Hoje o consumidor efetua as compras nos sites de nossas lojas pelo iPad, iPhone e smartphone se desejar", explica.
Veículo: DCI