A varejista on-line Amazon está desenvolvendo um serviço semanal gratuito de entregas domésticas, nos Estados Unidos, que poderá dar suporte ao seu esforço para aumentar as vendas on-line de produtos de preços baixos, como itens de beleza e saúde, cuidados com bebês e gêneros alimentícios.
A companhia está testando um serviço chamado AmazonTote, em Seattle, desde o terceiro trimestre de 2010 e agora está recrutando funcionários para o que descreve como um programa "para toda a empresa".
O serviço oferece aos clientes entregas semanais gratuitas em casa, independente do valor do pedido. Ao oferecer entrega gratuita sem impor nenhuma compra mínima, o serviço quer encorajar os clientes a usarem a Amazon como o lugar de preferência para as compras domésticas regulares.
A Amazon está usando a pequena frota de caminhões que opera seu serviço-piloto de entrega de gêneros alimentícios AmazonFresh. A companhia não revelou detalhes sobre eventuais planos de expansão, mas seu site na internet diz que o serviço "estará crescendo em breve".
Rich Tarrant, executivo-chefe da MyWebGrocer, que fornece serviços on-line para mais de 100 supermercados regionais, afirma que o serviço de entregas da Amazon poderá reforçar o desafio potencial de longo prazo que ela representará para a Walmart.
"Em razão da frequência das compras de gêneros alimentícios (...) a empresa terá a oportunidade de estar diante do cliente pelo menos uma vez por semana. Ao unir essa frequência com a capacidade de conseguir tudo que o cliente quer, você literalmente cria uma Walmart virtual", diz ele.
A Walmart obteve a supremacia nos EUA na década de 90, com suas bem sucedidas lojas Supercenter, com gêneros alimentícios de preços baixos para aumentar o número de visitas dos clientes.
A Walmart também está desenvolvendo uma estratégia on-line para os gêneros alimentícios e artigos domésticos de custos baixos. Ela está se concentrando em sua ampla rede de lojas para proporcionar um conjunto de lugares para as encomendas on-line, afirmando que as lojas dão a ela uma vantagem estratégica sobre as concorrentes "puras" da internet como a Amazon.
A Walmart está ampliando o serviço de cobrança interna no mesmo dia para alguns itens. Ela também começou a vender pela internet artigos de uso domésticos de preços baixos, como detergentes, cremes dentais e alguns alimentos embalados, e informou que vai fazer mais testes para venda on-line de alimentos.
A Amazon lançou as vendas on-line nacionais de alimentos em 2010 no Reino Unido e na Alemanha, usando seu serviço regular de entrega de pacotes.
Veículo: Valor Econômico