O Google mira um serviço próprio de compras coletivas, o Google Offers, em fase inicial de testes nos Estados Unidos. O novo Offers deve ser integrado ao Google Places, ferramenta de recomendação de estabelecimentos comerciais embutida no serviço de mapas da empresa (Google Maps). Segundo o comunicado da empresa, o Google está se comunicando com pequenas empresas para conseguir seu apoio e sua participação em um teste de compras pré-pagas e programa de vouchers. O documento ainda enfatizou que: "Esta iniciativa faz parte de um esforço contínuo do Google para criar novos produtos, como o recente beta do Offer Ads, que conecta empresas a seus clientes de novas maneiras".
O documento, que vazou recentemente para a imprensa, afirma que o Google Offers utilizará o sistema de processamento de pagamentos on-line Google Checkout. Opções de compartilhamento por Facebook, Twitter, Google Reader, Google Buzz e e-mail também aparecem na tela que ilustra o documento interno da empresa. As informações sobre o Google Offers surgem cerca de um mês depois de o Google ter sido rejeitado pelo Groupon: o principal site de compras coletivas dos EUA recusou uma oferta do Google estimada em US$ 6 bilhões. Depois da rejeição a empresa de comércio eletrônico está avaliada em US$ 15 bilhões.
No fim de dezembro de 2010, o conselho do site fundado em 2008, em Chicago (EUA), autorizou o Groupon a levantar até US$ 950 milhões em recursos. O mercado de compras coletivas surgiu nos EUA em 2009. No Brasil, o primeiro site a investir nesse modelo foi o Peixe Urbano, inaugurado há quase um ano. Segundo estimativas, existem mais de 500 sites de compras coletivas no País.
Veículo: DCI