Para tornar TV mais interativa, Yahoo se une à CBS e HSN

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O Yahoo está investindo na propaganda interativa, mercado que deve aquecer com a conexão à internet via televisores. A empresa trabalha com a CBS, proprietária da rede de TV de maior audiência dos Estados Unidos, e com a HSN, grupo que trabalha com vendas à distância (home-shopping no jargão do setor), para acrescentar funções interativas às suas transmissões ao vivo em aparelhos de TV com o software Connected TV do Yahoo, segundo Russ Schafer, diretor de comercialização de produto do Connected TV.

 

A companhia, que começou a promover em 2009 os televisores com seu software para a internet, está competindo com um número crescente de concorrentes como Google e Apple. As novas funções, chamadas Broadcast Interactivity, permitem ao telespectador clicar em botões para obter mais dados de um ator ou programa, ou comprar itens vistos por eles durante a exibição de programas, segundo informou o Yahoo na Consumer Electronics Show, em Las Vegas.

 

"A principal característica é fornecer conteúdo interativo através de um 'prompt' bastante discreto", disse Schafer. "É a verdadeira TV interativa da qual estamos falando há anos."

 

As vendas de anúncios veiculados pela internet vão crescer quase 60% este ano, para US$ 10,9 bilhões, segundo a empresa de pesquisas Borrell Associates.

 

As vendas de propaganda direcionadas para a TV aberta, TV a cabo e por satélite somaram cerca de US$ 750 milhões em 2010, segundo Larry Shaw, vice-presidente de pesquisas da Borrell. "Acreditamos que as vendas vão crescer significativamente", disse Shaw. "Estamos prevendo que até 2015 a propaganda direcionada será muito maior que a tradicional."

 

Os telespectadores do programa "Showtime Boxing", da CBS, por exemplo, poderão obter informações sobre os atletas durante as disputas ao vivo e participar de pesquisas sobre quem vencerá as lutas. As pessoas que assistem a Home Shopping Network (HSN) podem comprar itens com descontos oferecidos pelo canal, clicando em seus controles remotos.

 

A TiVoe outras fabricantes de gravadores de vídeo digitais, que permitem aos telespectadores pular os comerciais, vêm forçando os anunciantes a buscar novos meios de atingir seus públicos-alvo. Ao aproximar mais a propaganda do que os usuários estão assistindo, as recomendações personalizadas e os comerciais se tornam mais relevantes, afirma Schafer, do Yahoo. Isso aumenta a probabilidade de os consumidores optarem por mais informações e proporciona aos anunciantes informações pessoais sobre os telespectadores, ou estimula os telespectadores a assistir comerciais mais longos, diz ele.

 

Junto com o Yahoo, a Rovi Corp., que produz guias interativos de programação para provedores de TV a cabo e por satélite, também deverá se beneficiar de um intermediário oferecendo sistemas para milhões de televisores conectados à internet. A Rovi pretende usar seu acervo de mais de 6 milhões de músicas, filmes e outras mídias para permitir aos anunciantes recomendar produtos com base no que o telespectador estiver assistindo, informou a companhia na feira de Las Vegas.

 

"Os parceiros poderão consultar nosso site para conseguir uma informação da qual precisam", disse Richard Bullwinkle, principal divulgador da Rovi. "Você poderá dizer 'dê-me uma informação sobre esse artista que todos estão ouvindo para que eu recomende às pessoas que comprem coisas similares a isso.'" Segundo o executivo, a Rovi ficará com uma porcentagem da receita desses serviços.

 

Em 2010, o Google começou a trabalhar com fabricantes para a inclusão de serviços on-line em alguns televisores, enquanto a Apple lançou uma nova versão do Apple TV, que se conecta aos aparelhos.

 

As novas funções do Yahoo serão oferecidas em aparelhos de TV da Sonye da Toshiba, além de conversores da D-LinkCorp. e da Haier ElectronicsGroup. (Tradução de Mário Zamarian)

 

Veículo: Valor Econômico


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