Groupon quer levantar US$ 950 milhões

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Varejo: Site de compras coletivas recusou oferta de US$ 6 bilhões do Google e planeja fazer emissão de ações

 

O site de compras coletivas Groupon, que neste mês recusou oferta de US$ 6 bilhões do Google, entrou ontem com pedido de autorização para levantar até US$ 950 milhões com a venda de ações preferenciais. A empresa, com sede em Chicago, fez uma emenda em seu certificado de incorporação, o que lhe permitirá lançar 30,1 milhões de ações preferenciais, por US$ 31,59 cada.

 

O financiamento implica em um valor total de até US$ 7,8 bilhões para o Groupon, superior à oferta de compra do Google, segundo o site VCExperts, que oferece dados e análises para investidores em capital de risco e em fundos de "private equity".

 

O executivo-chefe do Groupon, Andrew Mason, está levantando dinheiro enquanto estuda uma oferta pública inicial de ações. Na semana passada, o Groupon contratou Jason Child, ex-vice-presidente de finanças da Amazon, como diretor de finanças. A empresa, que oferece negócios em mais de 300 cidades, terá vendas superiores a US$ 500 milhões neste ano, segundo fontes do mercado.

 

Mason afirmou em mensagem no Twitter na terça-feira que o Groupon estava em processo de completar uma nova rodada de financiamento. Julie Mossler, porta-voz da empresa, não quis comentar o assunto ontem, quando contatada por telefone.

 

A última vez em que o Groupon havia alterado seu certificado foi em 16 de abril, quando a empresa garantiu o direito de emitir US$ 135 milhões em ações preferenciais. Três dias depois, o Groupon anunciou que levantou a mesma quantia de um grupo de investimentos encabeçado pela Digital Sky Technologies.

 

Fundado em 2008, o Groupon oferece descontos diários para grupos de pessoas em restaurantes, parques de diversões temáticos, roupas e outros bens de consumo. A empresa tem mais de 35 milhões de usuários registrados e um quadro de 3 mil funcionários, a maior parte em vendas.

 

Mason recusou a proposta do Google por receio de que a venda iria prejudicar o moral dos funcionários e afastar clientes empresariais, segundo fontes que não quiseram ser identificadas, já que as negociações envolvendo o executivo-chefe do Google, Eric Schmidt, ocorreram de forma privada.

 

O Groupon decidirá em 2011 se e quando realizará uma oferta pública inicial de ações, segundo fontes. A empresa tenta arrebatar uma parcela maior do mercado de anúncios nos EUA, que pode chegar a US$ 133 bilhões neste ano. O investimento da Digital Sky em abril dava ao Groupon um valor total de US$ 1,3 bilhão na época. A LivingSocial, maior rival do Groupon, anunciou investimento de US$ 175 milhões da Amazon, de Seattle, neste mês.

 


Veículo: Valor Econômico

 


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