Dia dos namorados aquecerá vendas do e-commerce

Leia em 1min 50s

Tradicionalmente, o desempenho do comércio eletrônico brasileiro é bastante impulsionado pelas datas sazonais.

 

O Dia dos namorados está entre as datas comemorativas que mais aquecem o mercado, principalmente o de e-commerce. Todos os anos, o desempenho do comércio eletrônico brasileiro é impulsionado por essas datas sazonais.

 

Segundo o relatório WebShoppers, elaborado pela empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit, com apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, as vendas pela internet cresceram 40% em 2010, somando R$ 14,8 bilhões.

 

A expectativa é de que, com a maior consolidação do setor, aliada às novas ferramentas que auxiliam os consumidores na hora de realizar uma compra, como as redes sociais, o faturamento do e-commerce brasileiro apresente expansão, ainda que menor ao ano passado. A previsão é de que o setor fature R$ 20 bilhões nesse ano, um crescimento de 30% em relação a 2010. Sendo que, no primeiro semestre deste ano, a estimativa é de um faturamento em torno de R$ 8,8 bilhões.

 

Desde o início da "bolha" do comércio eletrônico, no final da década de 90, o setor vem sofrendo transformações em suas características. Algumas categorias perderam espaço e deram lugar a novos segmentos de produtos. Há 10 anos, os produtos mais procurados eram principalmente CDs, DVDs e livros. Hoje em dia, os e-consumidores compram produtos que antes eram considerados mais "difíceis" de serem adquiridos, como roupas e acessórios.

 

E a cada ano que passa o comércio eletrônico ganha mais adeptos. Além da compra pela internet ser mais fácil e rápida, pois não é necessário enfrentar filas e tumulto em shoppings para achar o presente ideal, os consumidores são impulsionados pela grande quantidade de informação disponível na web e nas redes sociais. Muitas vezes, o que ajuda na hora da decisão de compra é a opinião de outros consumidores.

 

A e-bit estima que, somente nos primeiros 6 meses de 2011, 4 milhões de pessoas farão sua primeira compra virtual, somando assim 27 milhões de e-consumidores que fizeram, ao menos, uma compra on-line até hoje.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Alta das vendas on-line pode chegar a 20% neste Dia dos Namorados

É possível que, em função do Dia dos Namorados, o comércio eletrônico cres&cced...

Veja mais
Comércio on-line atrai 19% dos internautas

O número de internautas que utilizam a rede de computadores para comprar produtos e serviços ainda é...

Veja mais
Consumidor ainda não confia nas vendas on-line

Risco na entrega de produto e vazamento de dados são fatores.   Embora o número de brasileiros com...

Veja mais
Compensação de cheque transforma papel em bits

Processo de digitalização reduz custo, mas exige investimento   Em uma época na qual &eacut...

Veja mais
Responsável por 80% dos acessos, classe C gasta R$ 273 bi on-line

No débito, a chamada nova classe média gasta R$ 273 bilhões por ano em compras virtuais. "Se consid...

Veja mais
Internet já é o 2º maior canal bancário

Com quase um quarto do número de transações efetuadas no Brasil, web só fica atrás de...

Veja mais
Segurança eletrônica movimenta US$ 2 bi

Circuitos integrados de TV respondem por 40% da indústria; monitoramento inclui portão controlado por tabl...

Veja mais
Estrela planeja entrar no segmento de jogos na internet

Maior fabricante de brinquedos do Brasil, a Estrela prepara a sua entrada no mercado de jogos online. O projeto segue a ...

Veja mais
Comércio eletrônico cresce 40% no ano passado

Com mais de 1.200 sites de compras coletivas no País, segundo a E-bit, empresa de pesquisa do varejo eletrô...

Veja mais