Brasileiro troca banco por tecnologia

Leia em 3min

O número de correntistas que passou a usar o celular para transações financeiras chegou a 3,3 milhões em 2011.




Os clientes dos bancos têm utilizado cada vez mais o internet banking e o celular para efetuar transações financeiras. Segundo a pesquisa Ciab – O Setor Bancário em Números, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o crescimento no número de transações pela internet no ano passado foi de 20% comparado com 2010. A quantidade passou de 13,1 bilhões em 2010 para 15,7 bilhões em 2011. O número de correntistas que passou a usar o celular para o mesmo fim chegou a 3,3 milhões em 2011, num crescimento de  49% em relação a 2010.
 
Este movimento, no entanto, não fez o número de agências bancárias diminuir. No ano passado a elevação foi de 7%, acima da média de crescimento de 3% ao ano desde 2002, quando a pesquisa da Febraban começou a ser realizada. Em 2011, foram 1,5 mil agências abertas de um total de 21,3 mil.
 
Segundo o diretor de tecnologia da entidade, Luis Antonio Rodrigues, essa alta foi impulsionada pelos grandes bancos, que buscam aumentar a bancarização de novos consumidores da classe C. "A tendência é de crescimento das agências nos próximos anos", disse.
 
Mas agências bancárias têm sido cada vez menos usadas pelos correntistas. Nos últimos anos, a redução no número de transações básicas realizadas nas agências foi de 10% a 15%.
 
Crescimento – As operações feitas pela internet praticamente puxaram a elevação  de 12% no total de transações em 2011, que foram 66,4 bilhões, ante 59,4 bilhões em 2010.
 
Depois da internet, os caixas eletrônicos foram o segundo canal que concentrou mais transações: 9 bilhões no ano passado. O Brasil tem 9,1 caixas eletrônicos para cada 10 mil habitantes, número que se aproxima de países desenvolvidos como os Estados Unidos, onde há 9,9.
 
Segundo o diretor de tecnologia da Febraban, cerca de 50% a 60% das transações feitas nos caixas eletrônicos são de saques. "O brasileiro ainda tem o hábito de retirar dinheiro para fazer pagamentos", afirmou Rodrigues. O número de transações em cada caixa eletrônico no Brasil é de 4.295 por mês, quase o dobro do que nos EUA, onde a quantidade é de 2.641 mensais.
 
A perspectiva da Febraban é que num prazo de cinco a sete anos o mobile banking (o banco pelo celular) tenha a mesma relevância do internet banking. "A convergência entre os meios exigirá cada vez mais investimentos em tecnologia", disse o vice-presidente da Booz & Company, Gustavo Roxo. No ano passado, os 16 bancos participantes da pesquisa – e que somam 90% dos ativos bancários do País – investiram  R$ 17,9 bilhões em tecnologia. 
 
O investimento dos bancos têm como foco a bancarização. O número de pessoas que iniciaram seu primeiro relacionamento com um banco aumentou 6,3%, totalizando 54 milhões de correntistas em 2011. O número de novas contas-correntes ativas cresceu 3,8% e o de conta-poupança subiu 0,9%.
 
A perspectiva da entidade é que a classe C passe a utilizar cada vez mais mais cartões de débito e crédito. A projeção é de que a quantidade salte de 32% em 2011 para 43% em 2015. O uso do plástico cresce, enquanto a compensação de cheques cai a cada ano. Em 2011, 8,3 bilhões de transações foram feitas com cartões, ante 7,1 no ano anterior. No ano passado, foram 1 bilhão de compensações de cheques ante 1,1 em 2010.


Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Groupon busca mais qualidade em ofertas

O Groupon se prepara para dar um salto em qualidade na sua operação no Brasil. Uma das estratégias ...

Veja mais
Vendas eletrônicas devem crescer 25% no Dia das Mães, segundo consultoria e-bit

A e-bit, empresa especializada em informações do e-commerce, divulgou ontem a previsão de crescimen...

Veja mais
A estratégia dos grandes: rede de supermercados inova ao colocar prateleira virtual no metrô

Entenda como a tecnologia é - cada vez mais - fundamental para qualquer tipo de empreendimentoA rede Tesco, multi...

Veja mais
Cartão ganha nota sete

A atual disputa dos bancos em torno dos juros dos empréstimos deverá se acirrar, em breve, também n...

Veja mais
Redecard perde participação de mercado

Os números do primeiro trimestre divulgados pela Redecard na noite de quarta-feira surpreenderam ao superar as pr...

Veja mais
Celulares passam a brigar por recarga de clientes que usam vários chips

Empresas de telefonia móvel lançam promoções para fidelizar clientes de pré-pagos, qu...

Veja mais
Impressão digital abre caminho para HP

Na esteira da transição do papel para os documentos eletrônicos, o futuro do mercado de impress&atil...

Veja mais
Ricardo Eletro vai vender flores pela web

Expectativa é de que a novidade aumente o número de acessos ao site da parceira Giuliana Flores em at&eacu...

Veja mais
Código de barras é o RG da cadeia logística

São mais de 6 bilhões de leituras por dia do código de barras de identificação de pro...

Veja mais