Portais de pagamentos em alta

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Além das credenciadoras e das empresas de bandeiras, um outro segmento menos visível do mercado de cartões, o de portal de pagamentos, está vendo uma concorrência em ebulição no Brasil.
 
A líder Braspag, com 60% desse mercado de gateways, e que por anos reinou sozinha no segmento, enfrenta a aparição de concorrentes criadas por alguns de seus ex-executivos, casos da maxiPago! e da MundiPagg.
 
O serviço prestado por essas companhias equivale ao da máquina usada para processar os pagamentos nas lojas (POS), no entanto para as compras efetuadas no ambiente virtual. E o interesse pelo segmento cresce à medida que um maior volume das operações com cartões de pagamento migra para as lojas virtuais.
 
Não por acaso, a Braspag foi adquirida em 2011 pela Cielo, credenciadora líder no Brasil, segundo a qual 7% de suas transações foram realizadas por canais como a internet.
 
Benefícios – O tom da crescente disputa no setor é a percepção comum de que apenas preço já não é suficiente para conquistar a preferência dos lojistas, que cada vez mais demandam serviços que facilitem sua contabilidade, ampliem a segurança contra fraudes e erros e, claro, aumentem as chances de negócios.
 
"Tem uma avenida enorme para ser percorrida", disse Daniel Bento, ex-presidente da Braspag e co-fundador da recém-criada maxiPago!, com a qual já faz planos de ter 30% do mercado até o final de 2013.
 
Um de seus principais chamarizes é a tecnologia desenvolvida com a Maas Global Solutions, uma das maiores do ramo nos Estados Unidos, com a qual promete reduzir bastante o número de operações não completadas. Segundo ele, no Brasil, 75% das compras online retornam positivo. Nos EUA, esse índice é de 90%.
 
Já a MundiPagg, dos sócios Fabio Barbosa e Verena Stukart, ambos também ex-Braspag, acena com recursos inteligentes. O sistema, por exemplo, armazena informações do cliente, facilitando o caminho por ocasião de uma segunda compra.
 
"Quanto maior o uso da plataforma, mais inteligente ela fica, e consequentemente converte mais vendas para o lojista", disse Stukart.  
 
Divisão – A Braspag contra-ataca com soluções mais complexas de conciliação, serviço que verifica pagamentos e cruza informações com bancos, evitando erros que levem ao cancelamento de compras, muitas delas não reconhecidas pelo portador do cartão.
 
"Muitas empresas fazem isso de forma manual. Com isso, muitas vezes o erro é identificado muito tempo depois, impedindo uma solução para o problema", afirmou o presidente da Braspag, Gastão Mattos.
 
Soluções que embutem maior automação do processo também prometem facilitar a vida especialmente dos lojistas que utilizam em maior escala as vendas parceladas, o que torna a tarefa de conciliação muito mais complexa.
 
Outra novidade da Braspag que chega ao mercado é o de uma compra ser dividida em diferentes cartões ou entre modos distintos de pagamento, como entre cartão de crédito e de débito.



Veículo: Diário de Comércio - SP


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