Comissão quer regras claras para o comércio eletrônico

Leia em 2min 30s

Com o aumento acelerado do negócio voltado ao varejo pela Internet no Brasil, tendência aliás vista no restante do mundo, depois de 22 anos, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) vai sofrer alterações. As mudanças foram discutidas ontem (16) em uma audiência pública na Comissão Temporária de Modernização do Código de Defesa do Consumidor com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e presidente da comissão de juristas encarregada de emitir parecer sobre o CDC, Herman Benjamin.

Três projetos de lei, sobre temas que não estão contemplados na lei atual, foram elaborados por sugestão da comissão de juristas. O primeiro inclui no código a regulamentação do comércio eletrônico, com foco na preservação do sigilo e da segurança jurídica. A segunda proposta trata da proteção contra o superendividamento, e a terceira garante prioridade e agilidade para as ações coletivas na Justiça.

O Código de Defesa do Consumidor é considerado por especialistas uma das legislações mais avançadas do mundo. "Em time que se está ganhando não se faz alteração. A preocupação da comissão de juristas teve um caráter cirúrgico voltado para essas três matérias", ressaltou Benjamin.

No que se refere ao comércio eletrônico, Herman Benjamin destacou que o consumidor precisa de algumas garantias de segurança nas transações. "Nenhum consumidor vai entregar o seu número de cartão de crédito, a sua conta bancária a um meio que pode usar de forma prejudicial essas informações, que são muito pessoais", disse.

Ele também lembrou a preocupação dos consumidores com sua privacidade, pois, ao fornecer dados pessoais para uma compra, os clientes estão informando os dados para uso específico, não para divulgação nas redes sociais. A ideia é garantir que a relação entre cliente e fornecedor se dê com informações corretas, precisas e amplas, especialmente as de prazo de validade e data de entrega dos produtos.

As mensagens de spam também estão entre as discussões. Pela proposta, o consumidor só vai receber esse tipo de e-mail em duas situações: quando já haja relação com o setor como no caso de mensagens de fidelidade de empresas aéreas ou quando autorizar. No caso de spams criminosos ou de outros países, o presidente da comissão de juristas reconheceu que não há como resolver o problema, por falta de ferramentas para isso.

Justiça

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que as mudanças no Código de Defesa do Consumidor são bem-vinda; ele ressaltou que o grande desafio nas discussões sobre comércio eletrônico, que é um mercado que está em constante mutação, é criar uma lei que não fique ultrapassada em pouco tempo.

"Valerá a pena termos um conjunto de regras mais detalhadas sobre os contratos dessa natureza ou valerá mais a pena trabalharmos mais no campo dos princípios? Esta é uma discussão que precisa ser feita" , conforme alertou o ministro.


Veículo: DCI


Veja também

Comércio eletrônico cresce no Brasil

A receita é testada e aprovada por pequenas e grandes empresasDesmitificar o investimento em publicidade online e...

Veja mais
Segurança no comércio virtual

Administrar uma loja virtual é mais complexo do que gerenciar uma loja física. Principalmente por nã...

Veja mais
Comércio online deve crescer 20% em 2012

Segundo a consultoria e-bit, o comércio brasileiro pela internet deve faturar R$ 855 milhões com o Dia das...

Veja mais
Grupo RBS cria e.Brics para explorar mundo digital

Levou algum tempo, mas Eduardo Sirotsky Melzer não estranha mais quando encontra funcionários deitados no ...

Veja mais
Grupo Zogbi vai disputar mercado de cartões de crédito para a baixa renda

Nove anos após vender financeira para o Bradesco, família cria a bandeira Credz, que vai concorrer com emp...

Veja mais
Tecnologia poderá impulsionar reinvenção do dinheiro

Pesos-pesados da tecnologia, do mercado financeiro, do varejo e das telecomunicações protagonizam uma bata...

Veja mais
Lomadee conquista anunciantes on-line

A Lomadee, plataforma de publicidade on-line do grupo Buscapé Company, está junto de grandes nomes do com&...

Veja mais
Supermercado on-line conquista consumidor

Crescimento do serviço é uma realidade Supermercado on-line conquista consumidorSão Paulo - Aos 64 ...

Veja mais
Vitrine eletrônica vira realidade com telas transparentes de LCD

Tecnologia possibilita ao lojista inserir digitalmente informações que complementem o produto Para increm...

Veja mais