O comércio eletrônico brasileiro faturou mais do que o esperado com a terceira edição da "Black Friday" no Brasil, montante recorde para um único dia de vendas, ao oferecer descontos de até 80% em produtos de diversos segmentos, apesar de problemas como apagão em uma parcela dos sites participantes e maquiagens de preços.
Segundo levantamento da ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras virtuais, as vendas online no dia 23 de novembro somaram R$ 217 milhões, mais que o dobro em relação aos R$ 100 milhões apurados um ano antes.
O portal Busca Descontos, que trouxe ao Brasil o evento herdado dos norte-americanos e reúne as ofertas em um único site (www.blackfriday.com.br), projetava R$ 135 milhões para as 24 horas de vendas.
No Brasil, a edição deste ano da Black Friday teve mais de 300 sites participantes – mais de seis vezes o número de 2011.
"A Black Friday Brasil superou nossas expectativas, tanto em vendas como na repercussão. As lojas que souberam aproveitar a data venderam muito", afirmou o presidente do Busca Descontos, Pedro Eugênio.
Ao todo, foram realizados 541.486 pedidos, com ticket médio de R$ 401, sendo que as categorias mais buscadas foram eletrônicos, informática, celulares, eletrodomésticos e games.
Mas a repercussão da data não teve saldo tão favorável quanto o previsto, resultando em um cenário de queixas por parte de consumidores. O Busca Descontos disse ter retirado do ar mais de 500 ofertas maquiadas. "Os varejistas que promoveram ofertas maquiadas foram repudiados pelas críticas dos consumidores", disse Eugênio. Segundo ainda esse site, na primeira hora de abertura foram registrados mais de 75 mil acessos simultâneos, sete vezes superior ao volume visto no ano passado.
Os sites das principais varejistas participantes do evento sofreram lentidão causada pelo congestionamento. Empresas como a B2W, dona dos sites Submarino, Americanas.com e Shop Time, admitiram que o "surpreendente aumento de visitas... causou dificuldades de compras para alguns clientes", apesar do preparo para o alto volume de acessos.
Nos Estados Unidos, a Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo e envolve também lojas físicas, onde os consumidores fazem fila à espera da abertura das portas.
Veículo: Diário do Comércio - MG