Com Wii U, Nintendo adere à tela de toque

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Das panelas de pressão até termostatos, parece que hoje em dia qualquer aparelho tem tela de toque, em vez de botões físicos. Nesta semana, a Nintendo aderiu à onda lançando um novo console de videogame, o Wii U, cujo controlador tem uma tela de toque de 6,2 polegadas.

Esse controle remoto, chamado GamePad, eleva o nível da experiência geral do jogo, oferecendo recursos encontrados em smartphones, como gestos de toque, giroscópio, acelerômetro, canetinha metálica para escrever à mão e, ainda, câmera fotográfica na parte dianteira. Em vez de usar antiquados botões direcionais para navegar pelo sistema, basta tocar na tela para colocar um personagem no jogo. O teclado na tela de toque simplifica escrever mensagens e configurar contas.

As atividades na tela do GamePad aparecem também na TV, o que significa que outras pessoas podem ver o que os jogadores estão fazendo. Ou então se pode jogar apenas com o GamePad, liberando a tela grande para quem quer ver TV, apesar de que o controlador não pode ser usado sozinho longe do console.

No entanto, apesar desses recursos novos e interessantes, a lentidão do desempenho me impede de dar uma recomendação plena ao produto. E alguns programas prometidos não puderam ser testados, pois ainda não estão funcionando - um atraso que pode deixar algumas pessoas frustradas.

Iniciar o sistema pela primeira vez levou bem mais de duas horas, porque o Wii U começou baixando as atualizações. Nos meus quatro testes cronometrados, o GamePad só teve carga por três horas e meia de uso, precisando então de cerca de 2 horas e meia para recarregar. (Ele também funciona ligado na tomada, mas não é tão divertido de usar.) Abrir cada novo programa levou quase 15 segundos. E, enquanto isso, eu recebia avisos constantes e desagradáveis de que meu GamePad tinha se desconectado do console do Wii, embora eu estivesse a apenas um ou dois metros de distância dele, em meu pequeno apartamento.

Se você já tem um Wii, seus jogos e acessórios, como o Wii Balance Board, são compatíveis com o Wii U. Alguns programas que já vêm carregados no GamePad do Wii U ainda não funcionam, incluindo aplicativos para YouTube, Amazon Instant Video e TVii - este uma ferramenta que permitirá usar o GamePad para controlar a TV, o decodificador de TV a cabo e o aparelho de vídeo. A previsão, informou a Nintendo, é que esses programas comecem a funcionar no mês que vem.

Passei horas jogando com o Wii U, testando especificamente de que modo o GamePad funcionou com vários jogos, e meu marido também jogou comigo em alguns testes. Testamos o "New Super Mario Bros U" (nosso favorito, graças às lembranças saudosas do Nintendo original), "Nintendo Land", "Sing Party" e "Just Dance 4".

Existem no momento mais de 30 jogos para o Wii U, e mais 20 estão previstos para março.

No "New Super Mario Brothers", eu experimentei controlar minha personagem (Luigi) e ao mesmo tempo tocar na tela do GamePad para acrescentar vários blocos úteis para Luigi poder escalar em pleno ar, durante todo o jogo. Fiquei um pouco distraída tendo que controlar minha personagem com um controle remoto e ao mesmo tempo tocar a tela do GamePad, mas só fiz isso quando realmente precisava de ajuda em algum nível do jogo.

Consegui continuar jogando no GamePad enquanto meu marido via futebol na TV, apesar de que o som desses jogos sai pelos alto-falantes do GamePad se você não abaixar o volume, o que pode irritar quem está assistindo à TV. Segundo a Nintendo, o GamePad não funciona se estiver a mais de 7 metros do console do Wii U; mas, também nesse aspecto, na minha experiência essa distância foi muito menor. O atendimento ao cliente da Nintendo ainda não tinha ouvido falar nesse problema.

Dos jogos que testei, os que melhor ilustram os recursos especiais do GamePad foram os do conjunto Nintendo Land. Seus 12 jogos vão desde o "Donkey Kong's Crash Course", em que você tem que fazer uma carroça passar por vários obstáculos inclinando o GamePad, até o "Takamaru's Ninja Castle", no qual você joga estrelas ninja nos inimigos, deslizando o dedo na tela do GamePad em direção à TV.

A Nintendo Land é integrada ao Miiverse, a rede social da Nintendo, e vi mensagens de muitos outros usuários enquanto o personagem virtual que me representava (chamado um "Mii") se movimentava pelo jogo. Também mandei algumas mensagens, escrevendo em letra de mão com a canetinha metálica do GamePad. Uma das vezes em que tentei mandar uma mensagem, recebi uma comunicação de erro dizendo que os servidores estavam ocupados. A Nintendo justificou o ocorrido pela "quantidade esmagadora" de pessoas usando o Miiverse, e o recurso voltou a funcionar mais tarde.

A versão Deluxe do Wii U, que custa US$ 350 nos Estados Unidos, vem com a Nintendo Land e com alguns recursos extras, como 32 gigabytes (GB) de memória interna, comparados com os 8 GB do Wii U Basic, de US$ 300. Ambas as versões vêm com o GamePad.

O GamePad pesa cerca de meio quilo. Tem uma câmera embutida logo acima da tela de toque de 6,2 polegadas. Usei o microfone embutido embaixo da tela ao jogar um jogo da Nintendo Land: eu soprava ar no microfone para movimentar um carrinho em um jogo.

Além da tela de toque, o GamePad também tem controles tradicionais, como uma almofada de controle em forma de cruz e dois pequenos joysticks. O botão Power do GamePad também liga o console do Wii U, e o botão de TV me permitiu controlar minha TV, substituindo o controle remoto.

A Nintendo merece crédito pela criatividade. Mas como um jogador que não consegue ultrapassar um nível difícil em um videogame, os pontos fracos do Wii U não permitem que ele seja um sucesso.



Veículo: Valor Econômico


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