Empresa pode 'vigiar' custos pelo celular

Leia em 2min 40s

Aparelho pode indicar uso indevido de recursos


Mais que monitorar a posição de um caminhão que leva produtos a um supermercado, interessa ao dono de uma empresa saber como o veículo está sendo conduzido. Qual a velocidade máxima que o motorista está alcançando? As freadas estão sendo bruscas a ponto de provocar um desgaste excessivo dos pneus? Seria possível economizar mais combustível?

Resolver essas e outras questões é um desejo crescente das companhias brasileiras. Um indício dessa tendência é o interesse das operadoras de telefonia nos sistemas conhecidos como M2M (Máquina a Máquina), que conectam diferentes equipamentos para a implementação de serviços. A Vivo anunciou ontem, em São Paulo, o lançamento da plataforma Smart Center para gerenciar essas conexões entre aparelhos.

A companhia aposta nos mercados de gerenciamento de frotas e de força de vendas. Se o funcionário tem entrega para fazer em determinados bairros, por exemplo, e sai da região, o dono do negócio pode receber um alerta por SMS ou ligação: empregado fora da rota. O carro "conversa" com o celular por meio de uma conexão à internet. "É uma nova onda das telecomunicações que vai permear as nossa vidas", diz Paulo César Teixeira, diretor geral da Vivo no País.

Na Europa, a Telefônica, que no Brasil usa a marca Vivo, trabalha com o sistema de M2M em parceria com a empresa Masternaut, especializada no gerenciamento móvel de recursos. No Brasil, o sistema ainda está em desenvolvimento, mas a empresa já tem cerca de 1 milhão de pontos de acesso, 40% deles usados por pequenos e médios negócios. Quinze por cento dessas conexões, segundo a companhia, são de máquinas sem fio de cartão de crédito e débito.

A Vivo diz ser a primeira operadora do País a oferecer uma plataforma que gerencia serviços de M2M. Mas, em número de terminais, a Claro lidera, com quase 3 milhões de pontos de acesso, seguida pela TIM (1,2 milhão).

As principais indústrias que a Claro atende são a de máquinas de cartão de crédito e a de monitoramento de veículos. As duas respondem por 80% da procura. O restante é composto por companhias de portes e segmentos variados, como concessionárias de água e energia.

O diretor de vendas corporativas da Claro, Jacinto Luís Miotto Neto, diz que a operadora também vai implantar uma plataforma de gerenciamento de serviços M2M em vários pontos da América Latina até o primeiro trimestre de 2013. O procedimento será conduzido em parceria com a empresa Jasper, especialista em conexões de equipamentos pela internet.

Um dos estímulos para os investimentos em M2M, segundo o executivo, é o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav), que estipula que os carros novos saiam da fábrica com um chip próprio a partir de 2013. Ativá-lo ou não será uma escolha do usuário.

Potencial. Professor associado da Escola Politécnica da USP, José Roberto Amazonas diz que a comunicação máquina a máquina já se mostra útil em vários segmentos, incluindo o setor público, para o controle de tráfego, por exemplo. "Eu considero o campo muito promissor", diz o professor. Amazonas se dedica ao estudo da comunicação entre objetos e humanos, área conhecida como "Internet das Coisas" (IoT, na sigla em inglês), da qual o M2M faz parte.



Veículo: O Estado de S.Paulo




Veja também

Preço no varejo eletrônico cai 0,64% em outubro

Os preços de produtos do comércio eletrônico caíram 0,64% em média em outubro ante set...

Veja mais
GS1 DataBar gerencia dados variáveis como data de validade de produtos

O DataBar, ferramenta que avisa o prazo de validade de produtos e ainda leva ao supermercadista opções par...

Veja mais
Busca Presentes é opção para indecisos

Busca Presentes é opção para indecisosCom investimento de R$ 80 mil em estrutura e equipe, o Busca ...

Veja mais
Supertelas expandem interação da Nestlé na web

Companhia monitora conversas on-line e interage para controle de danosEquipe digital do grupo suíço trabal...

Veja mais
Cartão pré-pago: nova fronteira do mercado de cartões

Os pré-pagos são a nova fronteira do mercado de cartões no país, segundo profissionais do se...

Veja mais
Contas vão ser pagas via celular

Banco Central anuncia projeto para permitir que telefone móvel seja usado também como meio da pagamento no...

Veja mais
Nova Pontocom investe em soluções B2B

Empresa de e-commerce aposta em serviços voltados ao Marketing de Incentivos, com expectativa de aumentar o fatur...

Veja mais
Atenção: você está sendo observado

Novas tecnologias monitoram hábitos dos consumidores dentro e fora da web, mostrando onde e como estão com...

Veja mais
Brasil adapta tecnologia que turbina produção de etanol

Processo desenvolvido para milho nos EUA está em teste no país e pode aumentar em até 8% a extra&cc...

Veja mais