Dotz ultrapassa os 5 milhões de clientes

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Entre as novidades da empresa, está o uso da moeda de troca no pagamento de contas e na compra de combustíveis.



A empresa Dotz deve fechar 2012 ultrapassando a meta de 5 milhões de clientes. A previsão é chegar a 5,360 milhões de clientes ao final deste ano. Quase um quinto desses consumidores estão em Belo Horizonte, onde o programa de fidelização teve início. Diante do crescimento, a empresa entra com novidades no mercado. Uma delas é a utilização de Dotz acumulados na rede credenciada para o pagamento de compras via internet. Outra novidade é o uso da moeda de troca na compra de combustíveis.

O segredo para se obter números tão bons, segundo o presidente da empresa, Roberto Chade, é a novidade. Segundo ele, "seja em produtos, parceiros ou serviços, a obrigação é sempre surpreender os clientes". O mais recente serviço oferecido é o pagamento de contas com Dotz. "Agora todos os participantes podem utilizar a moeda no pagamento de contas via internet.  uma comodidade a mais para aqueles que querem recuperar suas recompensas rapidamente", explica.

O uso de Dotz para a compra de combustíveis também é outra novidade, mas ainda não entrou em operação. De acordo com Chade, o projeto já está em fase de testes em Belo Horizonte e deve ser anunciado ainda este ano.

A qualidade dos parceiros, a simplicidade do processo de troca de pontos e a velocidade de entrega dos produtos, que atualmente está, em média, em 15 dias, também são apontados por Chade como chave do sucesso da Dotz, que está sem seu terceiro aniversário.

"A simplicidade do processo é, talvez, o fator predominante. Os brasileiros, além de não estarem acostumados com os programas de fidelidade, tinham grande dificuldade em usá-los. A nossa operação é rápida e prática dentro do site. A parceria com o Banco do Brasil, também ajudou a incrementar esses números. Mais de um milhão de clientes já fizeram a migração dos pontos para a Dotz. A unificação dos pontos em um só lugar facilita a vida dos clientes e possibilita que eles alcancem um número alto de pontos mais rapidamente, dando direito às recompensas de maior valor agregado", avalia Chade.

Apesar do sucesso, a empresa ainda trabalha na explicação do conceito de programa de fidelidade para o público. "Em Belo Horizonte, nossa primeira praça de atuação, o conceito já está bem consolidado e as pessoas sabem como funciona. Em outros lugares, porém, ainda temos muito trabalho para explicar. Belo Horizonte fez com que ganhássemos experiência para trabalhar no resto do Brasil. A cidade realmente funciona como uma praça-teste e começar por aqui foi uma decisão acertada", analisa o empresário.

Ganha-ganha - O sistema é considerado de ganha-ganha. Os clientes ganham uma segunda moeda a cada compra. Os parceiros ganham na fidelização dos clientes e no aumento do volume de vendas. A indústria lucra ao vender os produtos para recompensa e a Dotz, sobre o volume.

"Temos uma ação forte junto à indústria que a ajuda a conhecer o perfil do consumidor final. Temos promoções em que existe ganho de Dotz extras na compra de um determinado produto por meio das empresas parceiras. Nesse caso, a indústria tem um incremento de vendas direto e ainda fortalece sua relação com a varejista".

Ainda para o varejo, empresário destaca a obtenção de informações sobre os hábitos de consumo. "Do nosso relacionamento com os clientes extraímos uma série de informações sobre suas preferências e desejos. Essa informação qualificada é estudada e repassada aos parceiros. Nosso objetivo é que eles atendam cada vez melhor e cresçam, fortalecendo ainda mais a parceria. Temos, hoje, um índice insignificante de contratos não renovados", afirma.

Mas nenhuma estratégia é eficiente se os pontos de venda (PDVs) falharem. Por isso, o treinamento é intenso e conta, de maneira imprescindível, com o engajamento do parceiro. "Nada acontece se quem está em contato direto com o consumidor não estiver preparado para atendê-lo. Investimos em políticas de incentivo e programas de subsídio de resgate em Dotz", enumera.

Para 2013, os estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro são prioridade, mas o interior de Minas Gerais e a cidade de São Paulo e sua região metropolitana também estão na mira. "Minas tem cidades com oportunidades de negócios muito interessantes em que já chegamos por meio dos parceiros nacionais. Já temos o mapeamento em nosso plano estratégico e em breve poderemos anunciar novas praças", completa.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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