Aplicativo diz valor de imposto dos produtos

Leia em 2min 10s

Na Real será apresentado pelos Procuradores da Fazenda durante a Campanha "Quanto custa o Brasil pra você?"

Informar qual a inciência de carga tributária em cima dos produtos do dia a dia. Isso já é ppossível em um aplicativo gratuito, que será apresentado pelo Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) na Campanha Nacional da Justiça Fiscal – "Quanto custa o Brasil pra você?", evento que acontece de 18 a 22 de março. O aplicativo Na Real deve chamar a atenção dos brasileiros sobre a alta carga tributária sobre os itens de consumo.

"O Na Real foi criado para reforçar a distinção entre o preço final de um produto e a carga tributária nele embutida. Ao utilizar a ferramenta, o cidadão percebe mais facilmente o quanto é injusto esse modelo de tributação", destaca Allan Titonelli Nunes, presidente do Sinprofaz.

Para utilizar o aplicativo, o usuário deve digitar o nome do produto e o preço. Logo, será calculado o custo da tributação indireta e a informação será apresentada de duas maneiras: com o percentual do tributo e o valor recolhido aos cofres públicos representado em Real. Alguns exemplos: açúcar (32,33%), iogurte (33,06%), pão de forma (16,86%), protetor solar (41,74%) e shampoo (44,2%).

O Sinprofaz já havia criado uma ferramenta similar para consulta no site da campanha, mas a ideia foi ampliada para que o serviço esteje disponível de acordo com as  mudanças de utilização de equipamentos. "Dentro do contexto de mobilidade, resolvemos levar o conteúdo para os smartphones e tablets que utilizam a tecnologia IOS ou Android", explica o presidente do Sindicato. O produto levou cerca de 40 dias para ser desenvolvido e está disponível para download nas lojas virtuais da Apple (Apple Store) e do Android (Google Play). A base de dados foi obtida por meio de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e já conta com mais de 500 categorias de produtos.

A campanha "Quanto Custa o Brasil pra você?" é parte de um programa de responsabilidade social criado pelo Sinprofaz em 2009. Entre os dias 18 e 22 de março, um estande funcionará no Shopping Conjunto Nacional, na região central de Brasília. A população terá a oportunidade de conhecer o aplicativo e receber a cartilha informativa da campanha e o Manual do Contribuinte.
 
Titonelli destaca que somente com a mobilização da sociedade civil organizada será possível sensibilizar os parlamentares e agentes públicos da necessidade da simplificação do sistema tributário brasileiro. "A construção de um país mais igualitário passa pela reforma tributária. Com uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo, os brasileiros trabalham, em média, quatro meses por ano apenas para pagar impostos", afirma.



Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

PayPal lança pagamento via boleto digital

O PayPal, companhia de pagamento on-line da gigante de comércio eletrônico eBay, lançou ontem no Bra...

Veja mais
Preços baixos incentivam as compras pela internet

Pesquisa da PwC detalha os hábitos dos e-consumidores em 11 paísesO que leva os brasileiros a fazerem comp...

Veja mais
A tecnologia que pode tomar decisões por nós

Você gostaria que todos os seus amigos do Facebook examinassem o lixo da sua casa? Um grupo de designers da Gr&ati...

Veja mais
Vale Presente quer chegar a 300 varejistas com gift cards ainda este ano

Empresa, que tem 4 meses de existência, quer responder por 5% das vendas no NatalOs cartões-presentes, tamb...

Veja mais
GS1 Brasil apoia projeto de RFID em polo atacadista de confecção

Parceria entre entidade, empresas de tecnologia e shopping de moda cria a Loja do Futuro para auxiliar lojistas a aprove...

Veja mais
Associação define normas de códigos de barras

Patrícia Amaral explica que a entidade é responsável pela inteligência por trás dos c&...

Veja mais
Computador, agora, é peça do guarda-roupa

Nos últimos tempos, muita gente no setor de tecnologia tem "profetizado" o fim do computador. As vendas de PCs, d...

Veja mais
MCTI, MEC e Intel anunciam iniciativa para fomento a TICs em áreas de interesse nacional

Alinhado à estratégia do programa TI Maior, acordo apoia pesquisa e desenvolvimento em energia, transporte...

Veja mais
Código de barras completa 30 anos no Brasil

João Carlos de OliveiraAlgumas tecnologias fazem parte do nosso cotidiano há tanto tempo que não pa...

Veja mais