Empresa, que tem 4 meses de existência, quer responder por 5% das vendas no Natal
Os cartões-presentes, também conhecidos como gift cards, nunca decolaram no Brasil, seja pela crença de que era impessoal, seja pelo fato de que não existia uma empresa focada no segmento. Mas, no que depender da Vale Presente, esse cenário deve mudar. A empresa, que tem pouco mais de 4 meses de existência, já assinou contrato com 62 varejistas e, até o final do ano, quer disponibilizar seus cartões em 300 redes, de todos os portes.
Fabio Borges, diretor-presidente da Vale Presente, explica que a empresa atua em três frentes: venda direta ao consumidor, às empresas — que oferecem o cartão como forma de recompensa ou incentivo aos funcionários —, e às redes varejistas. Atualmente, 30% da receita da empresa vêm da venda de cartões diretamente aos consumidores, 40% vem da comercialização às empresas e 30% das varejistas. Mas esse mix deve mudar para 25%, 25% e 50%, respectivamente, segundo o executivo.
Ainda de acordo com Borges, com o passar o tempo, a operação de cartões-presentes em redes varejistas tende a se consolidar. “A partir do momento que eles entenderem que a implantação da operação elimina riscos fiscais, contábeis e financeiros, bem como os de fraude, que eventualmente possam existir, esse mercado deve deslanchar”, diz. Borges não disse quantos cartões a Vale Presente já emitiu em 4 meses de operação, mas projeta que, ao final do ano, atinja a marca de 1 milhão de plásticos. “Ainda este ano queremos responder por 5% das vendas de redes varejistas no Natal e de 1% a 2% nos demais períodos sazonais. Achamos ser possível vender R$ 100 milhões com gift cards”, destaca. Entre os atuais clientes da empresa estão Fast Shop, Netshoes, Shoestock, Fogo de Chão, Estética Onodera, Kopenhagen, Brasil Cacau, entre outras.
Recentemente a Vale Presente assinou contrato com a Rakuten Shopping Online - portal que agrupa mais de 150 lojas virtuais de pequeno e médio porte, de vários segmentos econômicos. “Com o acordo, todas as lojas que fazem parte da Rakuten Shopping Online poderão oferecer cartões-presentes”, diz, lembrando que também fechou contrato com a plataforma de loja virtual VTEX. Os cartões da Vale Presente têm bandeira Mastercard e podem ser personalizados. “Isso acaba com o mito de que dar um gift card é impessoal. Agora, dar um vale-presente é cool, moderno e intimista. Oferece liberdade de escolha ao presenteado”, completa.
Outros projetos
A Vale Presente também estuda lançar “Cartão Mesada” e “Cartão Vaquinha” no segundo semestre deste ano. De acordo com Borges, o “Cartão Mesada” tem o intuito de oferecer educação financeira aos filhos, bem como reduzir a liquidez, evitando que os recursos sejam gastos de forma inapropriada. Já o “CartãoVaquinha” é voltado para grupos que planejam fazer um churrasco, festa e, ao invés de arrecadar recursos emdinheiro, depositam no cartão. “Como tem bandeira Mastercard, ambas as modalidades poderão ser usadas em diversos estabelecimentos comerciais.”
Veículo: Brasil Econômico