Cresce número de lojas virtuais

Leia em 2min 30s

O Super Nosso será a única empresa do segmento a oferecer o serviço em Belo Horizonte



As vendas virtuais não param de crescer no país. De acordo com estimativa da Universidade Buscapé Company, pertencente ao grupo Buscapé, o mercado de e-commerce superou os R$ 22 bilhões em 2012, um crescimento de 20% em relação a 2011. Cerca de 40 milhões de brasileiros - o que corresponde a metade dos usuários de internet do país - realizaram ao menos uma compra on-line.

De olho na expansão do e-commerce, que superou em muito o crescimento da economia como um todo, empresas de segmentos que, em geral, não costumavam oferecer o serviço, investiram em projetos para tentar arrematar parte dos dividendos desse mercado.

Um exemplo é a Loja Elétrica - especializada em materiais elétricos -, que já conta com um projeto piloto de vendas pela internet no endereço www.lojaeletrica.com.br. Até agora o site possui mais de 1.300 produtos cadastrados como fios, cabos, disjuntores, lâmpadas, luminárias, ferramentas, reatores, eletroeletrônicos, protetores de surto, entre outros.

Segundo o comprador da Loja Elétrica, Evilázio Fernandes de Souza, o projeto foi criado com o objetivo de conquistar novos mercados, "o comércio eletrônico está crescendo muito e essa é uma oportunidade de levar a loja a lugares onde ela não está presente fisicamente, oferecendo a mesma qualidade", afirma.

Outra empresa que resolveu investir no setor é a rede de supermercados Super Nosso. Com investimento de R$ 1,5 milhão, a rede lançará, ainda este semestre, um sistema de compras pela internet. Os pedidos poderão ser feitos pelo site da empresa (24 horas) ou por telefone (de 8 horas às 20 horas). A entrega será realizada no período que o cliente escolher (manhã, tarde ou noite), em um prazo máximo de 24 horas após a compra.

Para viabilizar as vendas pela internet, o Super Nosso - que será a única empresa do segmento a oferecer o serviço em Belo Horizonte - terá uma equipe própria e um centro de distribuição de 2,5 mil metros quadrados dedicados exclusivamente ao projeto.

"Trata-se de uma operação que exige excelência, tanto no que diz respeito à qualidade dos produtos, quanto no atendimento, para que possamos levar conforto e qualidade à casa do cliente. Por isso, contaremos com funcionários especializados e treinados em toda a cadeia produtiva, desde a captação do pedido até a entrega na residência do cliente", afirma o diretor de Supply Chain do Super Nosso, Edmilson Anacleto.

Ao alcance de todos - De acordo com o diretor de proatividade da agência Tom+Sapien e especialista em ações on-line, Santana Dardot, vendas pela internet também estão ao alcance de empresas menores. "Existem boas plataformas de e-commerce, com baixo custo de manutenção, que agora estão disponíveis até mesmo de pessoas físicas ou micro-empresários. Uma tendência do e-commerce em 2013 que merece destaque é a integração ainda maior com as redes sociais. ‘Listas de desejos’, por exemplo, poderão ser montadas diretamente a partir de redes sociais como Facebook e ficarão disponíveis nas lojas virtuais", afirma.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Venda conectada

Mesmo com 70 milhões de internautas, 20 milhões a mais que o Reino Unido, o Brasil fatura menos de 10% do ...

Veja mais
GS1 Brasil incentiva uso do QR Code

    João Carlos Oliveira - presidente da GS1 Brasil A Nestlé entra em uma nova er...

Veja mais
QR Code é nova estratégia de marketing

Popularização dos dispositivos móveis auxilia na implantação do sistema.O Quick Respo...

Veja mais
MeuCarrinho tem nova versão

O MeuCarrinho (www.meucarrinho.com.br), empresa que permite a comparação de preços de produtos de s...

Veja mais
Venda on-line registra inflação de 2,99%

Um dos segmentos que mais têm crescido  no País é o varejo on-line, e os preços em sites...

Veja mais
Cliente comprará em qualquer lugar e usará lojas como showroom

O varejo tradicional vai mudar de cara nos próximos anos. O conceito de showrooming começa a ser discutido...

Veja mais
Epson vende cartucho através das máquinas automáticas

Em busca de estar cada vez mais próxima ao consumidor brasileiro, a Epson - empresa especializada na produç...

Veja mais
Venda de jogos cresce 149% em um ano

Entrada das plataformas móveis e dos títulos on-line incendiou o mercado de jogos digitais e fez crescer a...

Veja mais
Varejo on-line avança com itens diferenciados

O varejo on-line está em processo de crescimento expressivo na Região Nordeste, área que contabiliz...

Veja mais