Um dos segmentos que mais têm crescido no País é o varejo on-line, e os preços em sites de comércio eletrônico (e-commerce) aumentaram na passagem de dezembro para janeiro. A informação consta de dados apurados de acordo com levantamento feito pelo Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/FIA).
No mês passado o e-Flation subiu 2,99%, alta de 5,79 ponto percentual em relação a dezembro (-2,80%) e de 4,17 pontos percentuais (p.p.) sobre janeiro de 2012 (-1,18%).
Oito categorias influenciaram o resultado em janeiro: Eletrodomésticos (+1,02%), Eletroeletrônicos (+0,78%), Informática (+0,36%), Telefonia e celulares (+0,25%), CDs e DVDs (+0,18%), Livros (+0,18%), Medicamentos (+0,16%) e Brinquedos (+0,09%). Na outra ponta, destaque para Perfumes e Cosméticos (-0,02%) e Cine e Foto (-0,01%).
Em doze meses, o índice acumula deflação de 4,55%, o que corresponde a avanço de 1,21 ponto percentual em relação ao observado em igual período do ano anterior (-5,76%). O valor é o maior desde novembro de 2011, quando o índice chegou a (-4,27%) no acumulado.
O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência.
Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de "campeões de vendas".
Veículo: DCI