GS1 Brasil apoia projeto de RFID em polo atacadista de confecção

Leia em 2min 40s

Parceria entre entidade, empresas de tecnologia e shopping de moda cria a Loja do Futuro para auxiliar lojistas a aproveitar a tecnologia mais avançada em automação comercial 


Disseminar a identificação por radiofrequência (RFID) como padrão tecnológico em soluções de automação comercial para o setor têxtil é o principal foco da Loja do Futuro, um projeto que se concretizou pela iniciativa de empresas privadas com o apoio da GS1 Brasil-Associação Brasileira de Automação. Os principais empreendedores do espaço são Grupo CCRR e iTag Tecnologia.


Inaugurada em 06 de fevereiro, em São Paulo (SP), no interior do shopping Mega Polo Moda, a Loja do Futuro contou com o apoio da GS1 Brasil por ser a entidade responsável pela padronização de processos de logística e rastreabilidade na cadeia de valor. "O papel da GS1 é ajudar na democratização da tecnologia. Quando varejistas visitarem a Loja do Futuro, verão como é fácil e benéfico levarem a tecnologia RFID para os seus negócios e também se conscientizarem da padronização, principalmente ao criar o código eletrônico de produtos para identificar as peças de vestuário", explica Wilson Cruz, assessor de Inovação e Alianças Estratégicas da GS1 Brasil.


A associação é a principal responsável no Brasil pelo padrão EPC Gen2, adotado e disseminado pelas empresas parceiras da Loja do Futuro. O principal objetivo do padrão é a redução de custos e a facilidade na implantação. De acordo com Cruz, "para lojistas que aproveitam os recursos da automação, seguir o padrão facilita a aquisição de produtos de mercado, desenvolvidos com tecnologia de ponta, sem ter de desenvolver software dentro de casa, o que é caro".


Localizada no centro comercial onde transita a maior parte da indústria da confecção do Brasil, o conceito da Loja do Futuro "agrega a tecnologia RFID aos produtos no mercado", explica Valdir Gaspar, presidente e CEO do Grupo CCRR. No espaço escolhido para demonstração da tecnologia, os lojistas - público-alvo dos empreendedores do projeto - têm a oportunidade de conhecer as funcionalidades do uso de RFID. "Percebemos que a falta de adoção da tecnologia não é necessariamente por conta do preço, e sim por falta de conhecimento", afirma Gaspar. "Apesar de ser uma solução com custo alto, o valor agregado compensa o investimento".


A exposição das soluções de automação baseadas em RFID demonstra que os benefícios desta tecnologia estão diretamente ligados à melhoria no gerenciamento da cadeia de suprimentos, o que proporciona agilidade nos processos, economia de tempo com um check-out muito mais rápido, gerenciamento e controle de mercadorias, além de maior precisão das informações. "A ideia é fazer a difusão da tecnologia RFID, democratizar o uso. É fazer com que o lojista saia daqui com a loja pronta. Por isso, convidamos parceiros que também agregam neste sentido", afirma Marco Antonio Carbonari, diretor da divisão de RFID da CCRR.


A expectativa de crescimento do uso de RFID no mercado é grande. De acordo com Valdir Gaspar, todo o varejo vai caminhar em uma velocidade rápida, e em um espaço curto de tempo. "Neste contexto, a GS1 Brasil é uma das importantes parceiras deste projeto porque está envolvida diretamente com o negócio", complementa Marco Antonio Carbonari.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da GS1 Brasil


Veja também

Associação define normas de códigos de barras

Patrícia Amaral explica que a entidade é responsável pela inteligência por trás dos c&...

Veja mais
Computador, agora, é peça do guarda-roupa

Nos últimos tempos, muita gente no setor de tecnologia tem "profetizado" o fim do computador. As vendas de PCs, d...

Veja mais
MCTI, MEC e Intel anunciam iniciativa para fomento a TICs em áreas de interesse nacional

Alinhado à estratégia do programa TI Maior, acordo apoia pesquisa e desenvolvimento em energia, transporte...

Veja mais
Código de barras completa 30 anos no Brasil

João Carlos de OliveiraAlgumas tecnologias fazem parte do nosso cotidiano há tanto tempo que não pa...

Veja mais
Pebble traz um pouco do celular para o pulso

Você costuma ser do tipo que tenta freneticamente pescar seu celular no bolso ou na bolsa para descobrir se aquele...

Veja mais
Tetra Pak apresenta novos desenvolvimentos de embalagens na Gulfood 2013 em Dubai

Novidades oferecem diferenciação e eficiência operacional aos clientes A Tetra Pak, líder mu...

Veja mais
GS1 Brasil disponibiliza download gratuito do Caderno de Eficiência

O aumento da concorrência direcionou as empresas a melhorarem as formas de gerenciamento do fluxo físico de...

Veja mais
Cresce número de lojas virtuais

O Super Nosso será a única empresa do segmento a oferecer o serviço em Belo HorizonteAs vendas virt...

Veja mais
Venda conectada

Mesmo com 70 milhões de internautas, 20 milhões a mais que o Reino Unido, o Brasil fatura menos de 10% do ...

Veja mais