América Móvil vai manter marcas

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O processo de consolidação das companhias do grupo mexicano América Móvil no Brasil vai preservar as marcas Claro, Embratel e Net, afirmaram, ontem, os presidentes de duas dessas empresas: Carlos Zenteno, da Claro, e José Félix, da Net. A expectativa é que o movimento, que visa criar uma única empresa, leve cerca de dois anos.

Zenteno afirmou que a consolidação vai gerar uma estrutura de custos mais eficiente. "Será uma companhia com todos os benefícios disso, no sentido fiscal, no sentido de simplificação dos procedimentos internos", disse.

Os executivos negaram que o grupo vá operar no Brasil sob uma marca única. "As pessoas estão identificadas com a Claro, com a Embratel, com a Net. As três marcas estão entre as mais valiosas do Brasil", disse Félix. Ele afirmou também que a consolidação não impede que as empresas mantenham seu modo de operação. "São coisas completamente diferentes", disse.

Neste ano, a previsão é que as empresas do grupo América Móvil invistam R$ 10 bilhões no Brasil. O valor representa cerca de metade dos investimentos globais do grupo, estimados em US$ 10 bilhões em 2013, e está em linha com os investimentos feitos no país no ano passado.

O anúncio da consolidação das atividades, feito em meados de abril, foi um requisito para cumprir critérios de regulação, mas o processo de integração das operações ocorre há anos, afirmou Zenteno.

Também no mês passado, as empresas fizeram um pedido de anuência prévia à Anatel. "Um processo desse tipo leva de um a dois anos. O pedido de anuência prévia é o primeiro passo para a unificação, para a mudança societária da companhia", disse Félix. Ele admitiu, porém, que será preciso simplificar a composição acionária das empresas para a conclusão da consolidação.

De acordo com Zenteno, o projeto de consolidação tem como objetivo a especialização das atividades das empresas, algo que o grupo identifica como uma demanda do mercado. Para os executivos, o objetivo da América Móvil no Brasil é oferecer um portfólio de serviços de telecomunicações completo a consumidores e empresas. "O desafio é fazer tudo o que estamos fazendo sem quebrar todos os cristais, crescendo no sentido de integração", disse Félix.

O grupo América Móvil anunciou, ontem, o início de um serviço de internet sem fio para clientes das três empresas em nove cidades do país. O projeto recebeu investimento de R$ 100 milhões compartilhado pelas companhias.



Veículo: Valor Econômico


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