Coop consolida exemplo de mídia indoor para redes varejistas

Leia em 6min 10s

Dez anos consagram modelo de ações e inovações que visam uma melhor comunicação entre os públicos com quem a empresa se relaciona, o aumento nas vendas e incremento de receita com verbas de merchandising

O pioneirismo da rede supermercadista Coop, somado a uma parceria de sucesso que já dura dez anos com a RDS Multimídia, torna o modelo de ações de mídia indoor Coop um case de sucesso em comunicação nos Pontos de Venda e ambiente corporativo da rede.


Explorando adequadamente o apelo sensorial do sinal de rádio, a Coop tem em sua Rádio Indoor uma ambientação musical customizada de acordo com a identidade da marca e o perfil do cliente. Junto a essa ambientação musical, a Coop faz da Rádio Indoor uma ferramenta eficaz para sua comunicação junto aos funcionários e clientes.

 

São divulgadas informações diversas, como serviços de utilidade pública, ofertas, promoções e informes sobre ações institucionais. A Rádio Coop é transmitida via satélite para todas as lojas da rede e também na internet, no site portalcoop.com.br.


Outra mídia que merece destaque é a TV indoor, implantada em 2005 pela RDS Multimídia. A TV Coop foi a primeira experiência de TV no PDV do varejo brasileiro.

Com sinal digital de alta qualidade, a ferramenta auxilia na veiculação de ofertas, promoções, publicidade e campanhas institucionais. O know-how adquirido pela RDS e Coop na utilização desta ferramenta tem sido objeto de interesse de vários segmentos do varejo. A TV Coop é uma ferramenta bastante eficaz para impactar o consumidor. "A RDS se orgulha de ser protagonista deste processo e afirma, sem medo de errar, que atualmente no Brasil nenhuma rede de varejo possui uma sinalização digital no PDV tão completa e com formato adequado aos seus objetivos quanto a Coop", diz Cristiane Donini, Gestora de mídias Indoor Coop&RDS.

As drogarias de rua da rede contam com uma TV exclusiva, a TV Drogaria Coop. A ferramenta maximiza as possibilidades de relacionamento com o cliente Coop, fazendo do veiculo uma excelente oportunidade de mídia. A TV exibe conteúdos exclusivos da drogaria, ofertas, dicas de saúde e qualidade de vida, além de campanhas publicitárias do setor farmacêutico.

Apostando na comunicação impactante no PDV, a Coop também conta com o Vídeo Wall, outra ferramenta de mídia que deu certo no PDV do varejista. Com a quantidade de quatro até doze monitores de vídeo de alto desempenho e qualidade, a ferramenta exibe conteúdos diversos, como promoções de produtos, campanhas dos fornecedores, dicas sobre assuntos variados e ações institucionais. "O Vídeo Wall é uma ferramenta de comunicação diferenciada, com a vantagem de ter um longo alcance e alta qualidade. A tecnologia utilizada permite que sejam exibidos conteúdos diferentes em seus monitores, sem que se perca a sincronia. Além disso, a mídia digital deixou a comunicação mais atraente e o ambiente mais moderno", explica Marcel Soares, Consultor de Marketing da RDS.

A Coop também inova na segmentação de suas mídias nos seus PDVs. A Tabela Digital de Preços é um bom exemplo: com dois monitores posicionados estrategicamente, a mídia fica localizada nos setores de Açougue, Padaria e Perecíveis.

 

A novidade permite, além da informação de preços atualizados diretamente pelo servidor da rede, o destaque de produtos, anúncios, promoções, ofertas e dicas das marcas relacionadas a cada um dos setores. É uma opção para elevar as vendas dos produtos oferecidos, já que a novidade faz comunicação direta com o consumidor no ato da compra. Além da praticidade, a tabela diminui a poluição visual causada por materiais impressos.


As inovações Coop e RDS no uso da sinalização digital não se limitam ao PDV da rede. A preocupação da área de marketing Coop em se comunicar de forma ágil e transparente com todos os seus interlocutores, sejam eles internos ou externos, fez com que se criassem mais alguns canais: quem entra hoje no Centro Administrativo Coop tem a oportunidade, já na recepção da empresa, de ser impactado pela TV Coop-Trade Marketing: uma mídia voltada a assuntos de interesse comum entre a Coop e seus fornecedores de produtos e serviços. Nas TVs instaladas na recepção e no departamento comercial, são veiculadas informações atualizadas sobre o que está acontecendo no varejo nacional, além de informações relevantes sobre as ações Coop que sejam de interesse comercia l direto de seus parceiros, como campanhas, políticas comerciais, etc.


Outra novidade corporativa adotada é a TV Mural, um novo formato de comunicação dirigida aos funcionários da empresa. Mais moderno e sofisticado, tem por objetivo substituir os convencionais quadros de aviso existentes em toda a rede varejista. "A TV Mural permite maior agilidade e interação entre o RH e os colaboradores da empresa. Padroniza a linguagem, garantindo que a mesma comunicação alcance todos os funcionários da corporação de forma simultânea, evitando os delays tão comuns nas empresas, que muitas vezes prejudicam o fluxo das informações e, por consequência, a produtividade. Além disso, o novo formato contribui para sustentabilidade, considerando que eliminará a necessidade de as informações estarem em materiais impressos", afirma Raquel Alves dos Santos, Analista de Comunicação Coop.


Ainda sobre o ambiente corporativo, caminhando pelo Centro Administrativo Coop, pode-se conhecer outras iniciativas interessantes, como a TV COOP Elevador. Nessa mídia, são veiculadas notícias do Brasil e do Mundo, atualizadas em tempo real. Essas informações dividem espaço com conteúdos institucionais e de comunicação interna, já que esta TV é vista pelos colaboradores circulantes no prédio da empresa.


É com muita competência que a Coop em parceria com a RDS inova nos canais de comunicação. Outro importante meio de comunicação é voltado ao público que deseja trabalhar na empresa: os candidatos que aguardam entrevista no setor de recrutamento e seleção da Coop também são impactados pela TV Coop-RH com informações institucionais da empresa, suas políticas internas, além de notícias e dicas sobre elaboração de currículos, comportamento em entrevistas, entre outras informações.


Já a Central de Panificação da rede, que por sua característica é um setor onde os colaboradores ficam restritos aos demais colegas, não podendo estar no dia-a-dia das lojas, a programação da TV foi pensada justamente para que esse "isolamento" seja apenas físico. O conteúdo exibido nas TVs do setor informa a equipe sobre as campanhas vigentes nas lojas, as ações institucionais e de responsabilidade social da empresa, além de conteúdos motivacionais.


"Estas são algumas iniciativas que colocam a Coop na vanguarda quando o assunto é otimização de mídias indoor, e demonstram a clareza da empresa quanto à importância de integrar todos os públicos com os quais lida", afirma Cláudia Montini, Coordenadora de Marketing Coop.



Juntas RDS e Coop estudam novas ferramentas indoor para comunicação com colaboradores e não só com cliente final. Como por exemplo, a "TV Coop Treinamento", projeto ainda em fase de idealização.


Comunicar-se com o consumidor de forma clara e transparente é muito importante para a credibilidade da marca. Fazer isso sem poluição do PDV e de maneira simultânea em toda a rede é um facilitador enorme para o gerenciamento de toda a rede. "Por isso, acreditamos na mídia indoor e nas inovações que ela permite."


Fonte: Assessoria de comunicação da Coop


Veja também

GS1 Brasil promove Brasil em Código - III Conferência Internacional de Automação e Logística

No momento em que o país atinge novo patamar no comércio exterior e se aproxima de grandes eventos mundiai...

Veja mais
Concorrência no mercado de cartões

MP que deu ao BC o poder de regular meios de pagamentos móveis permite que pré-pago e telefone celular ope...

Veja mais
'Débito virtual’ vai admitir conta de luz e fatura de cartão

Ainda restrito a boletos de cobrança, DDA é um desconhecido para maioria dos clientes pessoas físic...

Veja mais
Redecard se une a DataCash para avançar no comércio eletrônico

Na arena do comércio eletrônico, a batalha entre as credenciadoras de cartões Cielo e Redecard &eacu...

Veja mais
O efeito xerife nos pagamentos eletrônicos

Definição do Banco Central como novo regulador dos pagamentos móveis destrava a transformaç&...

Veja mais
DICTO Sistemas lança Portal de Compras "Cotamix".

Um sistema 100% online que substitui as planilhas e telefonemas na hora de cotar preços com fornecedores. No port...

Veja mais
Startups buscam romper ‘duopólio’ de marcas tradicionais

Novas empresas querem atingir negócios que não estão satisfeitos com condições de ope...

Veja mais
Regras para pagar com celular podem ampliar bancarização

Por meio da criação de regras para pagamentos a partir de celulares, o governo quer alcançar a popu...

Veja mais
Pagamento por meio eletrônico ganha MP

Os meios de pagamentos eletrônicos – cartão, internet e celular – começaram a ser regula...

Veja mais