No Brasil, smartphone vende mais que aparelho comum

Leia em 1min 30s

Os fabricantes de celulares já colocam no mercado brasileiro mais smartphones do que aparelhos convencionais, os "feature phones". Segundo a empresa de pesquisa IDC, a virada aconteceu no 2º trimestre, quando 8,3 milhões de smartphones - ou 54% das vendas totais de 15 milhões de celulares - chegaram ao varejo e às revendas. Segundo a IDC, o mercado de celulares como um todo apresentou um crescimento de 3% na comparação com o 2º trimestre de 2012. As vendas de smartphones mais que dobraram (110%). Os "feature phones" caíram 35%.

Leandro Munin, analista da IDC, disse por meio de comunicado à imprensa que o crescimento das vendas de smartphones "é impressionante". O analista atribui o desempenho a vários movimentos distintos e complementares, como a ampliação do mix de produtos em diferentes faixas de preço pelos fabricantes, o aumento das promoções e a maneira como os aparelhos estão sendo expostos tanto na operadora quanto no varejo. O especialista também destacou a desoneração de tributos para os aparelhos fabricados no Brasil.

Entre o 2º trimestre de 2012 e o mesmo período deste ano, o preço médio dos smartphones caiu 24%, segundo a IDC, para US$ 240. "Smartphones de menor preço seguem ganhando tração no mercado, mas a chave para o sucesso dos fabricantes é manter esta oferta de preços baixos em adição a uma oferta de produtos e serviços premium também", disse Munin.

Dos smartphones vendidos no 2º trimestre, 90% tinham o sistema operacional Android, do Google. Os dados da IDC indicam aumento nas vendas de smartphones que funcionam com chip de mais de uma operadora, os multi-SIM. Essa categoria tem 40% de participação de mercado ante 15% há um ano.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Venda de smartphones supera a de celulares comuns

No segundo trimestre deste ano, a venda de smartphones superou a de celulares comuns, com 54% do total de 15 milhõ...

Veja mais
Com iZettle, Santander mira microlojista

Junto com a empresa sueca iZettle, o Santander quer converter para o pagamento eletrônico o exército de loj...

Veja mais
Apple espera ganhar mercado com iPhone 5C mais barato

No começo de setembro, Tim Cook subirá a um palco escurecido e dará início à tradi&cc...

Veja mais
Aplicativo de celular premia cliente por entrar em lojas

Quando consumidor passa pelas portas de estabelecimento, ganha crédito que pode ser trocado por prêmiosPrem...

Veja mais
Lojas físicas investem em compra conectada

Você sai de casa disposto a comprar uma bota. Ao chegar à loja, recebe no smartphone uma mensagem de boas-v...

Veja mais
Terra Shopping ampliará presença no varejo em parceria com site Buscapé

O Terra Shopping, site comparador de preços pertencente ao portal Terra anunciou parceria com o Buscapé, q...

Veja mais
Philips já produz módulos de LED

Fabricados sob demanda, produtos são utilizados em luminárias e sistemas de iluminação.A f&a...

Veja mais
Vendas on-line registram alta de 24% e somam R$ 12,7 bi

O varejo via internet continua em expansão, com taxas de crescimento bem acima das estimativas do setor, que apon...

Veja mais
NFC-e já é emitida através de dispositivo móvel no Sul

A Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor, ou simplesmente NFC-e, começou a ser emitida via dispositivos m&oac...

Veja mais