Varejo virtual representa 17,1% das vendas de eletroeletrônicos

Leia em 2min

O varejo digital já representa um percentual significativo das vendas totais de algumas categorias de produto. Uma pesquisa promovida pela Conversion indica que 17,2% e 6,1% dos eletroeletrônicos e itens de informática, respectivamente, são comercializados pela internet. Os dados referem-se aos resultados apresentados pelo setor em 2012.

A importância das vendas pela internet para estes artigos cresceu nos últimos dois anos. A participação na categoria de eletroeletrônicos, que inclui eletrodomésticos, áudio e vídeo, cresceu 4,2 pontos percentuais - de 13% para 17,2% -, enquanto em informática, que abrange computadores, impressoras e outros acessórios, o aumento foi de 0,8 pontos passando de 5,3% para 6,1% em relação a 2010.

Segundo Diego Ivo, CEO da Conversion, tal crescimento é justificado pelas vantagens de preço e pela variedade de produtos para as compras feitas pela internet. "Assistimos a entrada de muitos novos players de e-commerce nos últimos anos com propostas muito atrativas para o consumidor. A próxima fase será marcada pela consolidação do setor em busca de rentabilidade" afirmou Ivo por meio de nota.

Os dados da pesquisa foram obtidos a partir do cruzamento e análise de informações da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee)e da Consultoria e-Bit.

Outro ponto que destaca o potencial de vendas desses artigos é apurado semestralmente pelo MercadoLivre, empresa líder no segmento de e-commerce na América Latina. Ranking divulgado na última semana apontou que artigos de informática e os eletroeletrônicos ficam em terceiro e quarto lugar, respectivamente. Atualmente eles perdem apenas para a venda de celulares e acessórios para veículos.

Esse ranking é baseado nos 6 milhões de anunciantes únicos e os 17 milhões de clientes que adquirem produtos pelo site do MercadoLivre.

Outra explicação plausível para que o indicador apontasse os 17,1%, em especial nos eletroeletrônicos pode ser a precificação. Como o varejo tenta atender o consumidor em todas as suas necessidades de compra, por vezes, as empresas preferem conceder mais descontos aos consumidores que preferem o meio on-line para as suas compras. Além disso, o consumidor é atraído pelo frete grátis e pelo prazo de entrega, por vezes mais curto que o do varejo físico.

A tendência é que esses indicadores continuem a crescer e não apenas nas categorias de informática e eletroeletrônicos, uma vez que a perspectiva para todos os nichos de atuação é que o setor atinja um faturamento de R$ 28 bilhões até o final do ano, o que representa um crescimento nominal de 25% em relação a 2012.



Veículo: DCI


Veja também

Sistema bloqueia venda de produtos vencidos

Alguns supermercados já vêm utilizando nos produtos alimentícios fracionados no próprio estab...

Veja mais
Site indica supermercados mais baratos

Gaspar já tem um site que ajuda a indicar qual o supermercado mais barato. O internauta cadastra os produtos da l...

Veja mais
Produtores investem em tecnologia

Uma das opções mais adotadas pelos cafeicultores para ampliar a produtividade, o que é fundamental ...

Veja mais
No Brasil, smartphone vende mais que aparelho comum

Os fabricantes de celulares já colocam no mercado brasileiro mais smartphones do que aparelhos convencionais, os ...

Veja mais
Venda de smartphones supera a de celulares comuns

No segundo trimestre deste ano, a venda de smartphones superou a de celulares comuns, com 54% do total de 15 milhõ...

Veja mais
Com iZettle, Santander mira microlojista

Junto com a empresa sueca iZettle, o Santander quer converter para o pagamento eletrônico o exército de loj...

Veja mais
Apple espera ganhar mercado com iPhone 5C mais barato

No começo de setembro, Tim Cook subirá a um palco escurecido e dará início à tradi&cc...

Veja mais
Aplicativo de celular premia cliente por entrar em lojas

Quando consumidor passa pelas portas de estabelecimento, ganha crédito que pode ser trocado por prêmiosPrem...

Veja mais
Lojas físicas investem em compra conectada

Você sai de casa disposto a comprar uma bota. Ao chegar à loja, recebe no smartphone uma mensagem de boas-v...

Veja mais