Durante os três dias da 47ª Convenção Abras supermercadistas de todos o país visitam o Espaço Inovação - área que reúne diversas tecnologias, dentre elas displays interativos, tecnologias de realidade aumentada, ações por comando de voz, pagamentos sem contato, e ainda podem conferir os benefícios das etiquetas eletrônicas, inovações e soluções para redução de custos e aumento de produtividade, aumento de vendas e fidelização de clientes, além de tecnologias para gestão de loja. Presidente Fernando Yamada e o Vice-Presidente Armando Peralta visitam os estandes da 3ª Feira de Tecnologia da Abras Mais de 25 empresas nacionais e multinacionais apresentam suas inovações aos mais de 700 supermercadistas que participam da 47ª Convenção Abras
Dentre as tecnologias de interação com o cliente destaca-se o display interativo (tela de LED transparente) - que entre várias aplicações, possibilita a composição de vitrines que permitem ao consumidor acessar informações sobre produtos e serviços sem ajuda de vendedores, disponibilizando um espaço nobre para a comunicação de informações, lançamentos e promoções de produtos por parte de varejistas e fornecedores.
A realidade aumentada permite inserir objetos virtuais sobre imagens reais, posicionando uma arte gráfica impressa (ex.: tabloides, folders etc.) em frente a uma câmera. Dentre as várias possibilidades de interação com o consumidor, tem-se a oportunidade do fornecedor apresentar mais informações sobre seu produto num ambiente de autosserviço e do varejista inovar nos seus folhetos promocionais indo além da tradicional oferta de preços.
Já automação das atividades de "picking" por comando de voz tornam os processos logísticos mais eficientes e confiáveis.
Outra inovação em destaque é a Eyetracker A tecnologia permite acompanhar, em tempo real, a forma pela qual o consumidor vê as gôndolas, as embalagens e a ambientação da loja. Na prática, a tecnologia interage com os olhos do consumidor e identifica exatamente onde a pessoa está olhando. Aplicações mais avançadas incluem o monitoramento de ondas cerebrais, permitindo uma maior compreensão do impacto das ações no ponto de venda no comportamento dos consumidores. Para a indústria, a utilização desta tecnologia pode auxiliar na disposição de informações nas embalagens, mostrando quais são as áreas mais importantes de acordo com a percepção do consumidor. No varejo, poderá indicar as áreas que o cliente interage diretamente e os efeitos da exposição dos produtos e organização das gôndolas, melhorando as estratégias de vendas.
Antecipando tendências dos meios de pagamento está em exposição uma nova forma de pagamento sem contato. O usuário aproxima o cartão da leitora, sem a necessidade de inserir. Basta aproximar o cartão e a transação fica concluída em poucos segundos, graças à tecnologia de Near Field Communications já empregada em diversos tipos de controles de acesso.
Na 3ª Exposição de Tecnologia - evento que ocorre paralelamente à 47ª Convenção Abras - mais de 25 empresas nacionais e multinacionais estão mostrando as suas inovações aos mais de 700 supermercadistas que participam do evento.
A exposição conta com a presença das mais representativas empresas do setor de tecnologia voltadas ao autosserviço, dentre elas:
APAS
| Arius/Sistemas
| Brinks
| Compex
|
Consinco
| Cyclopes
| Grupo PC
| Edicom
|
Hess
| Itim
| Nielsen
| RP Informática
|
RR Etiquetas
| Seal
| Sensormatic
| Sysmo
|
Tlantic
| Toledo
| Toshiba
| TOTVS
|
VIAN
| Visa | Visual Mix |
|
Fonte: Redação Portal Abras