Globalweb cria 'shopping' de sistemas

Leia em 2min 50s

O modelo de shopping virtual provocou um movimento intenso no varejo digital. Com o conceito de vitrine para outras lojas, companhias como Amazon, eBay, Rakuten e Mercado Livre ajudaram a ampliar o número de pessoas que fazem compras pela internet, abrindo caminho para uma rápida expansão das operações.

Agora, a companhia brasileira Globalweb pretende aplicar o conceito ao mundo das compras empresariais. Com o site Vouclicar.com, que entra no ar hoje, o objetivo é oferecer a empresas de pequeno porte a possibilidade de adquirir tecnologias de e-mail, antivírus e sistema de gestão, entre outros itens, de uma maneira que lembra o que o consumidor comum faz na web: basta clicar no item selecionado e pagar com cartão de crédito.

O modelo é o da computação em nuvem, pelo qual os sistemas são acessados pela internet e não precisam ser instalados no computador. As ofertas serão dividas em 14 segmentos de negócio - do setor automotivo ao de saúde - e em infraestrutura de tecnologia. "A forma como a tecnologia é vendida hoje limita o acesso da pequena empresa. Queremos ajudar a melhorar isso" disse Cristina Boner, presidente do conselho da Globalweb, ao Valor. O site funcionará como uma empresa separada da Globalweb, com estrutura independente.

Os produtos serão oferecidos tanto por empresas iniciantes como marcas reconhecidas, do porta da IBM, Microsoft, Oracle, Symantec e Trend Micro. No lançamento, serão 300 produtos de 60 companhias. Até o fim do ano, a expectativa é chegar a 100 parceiros, disse Gleydson Barbosa, diretor de operações do Vouclicar. As companhias não gastarão nada para oferecer suas ofertas no site. Em vez disso, vão pagar uma comissão sobre os gastos de cada usuário.

Na avaliação de Marcela Vairo, gerente de alianças da IBM, e Hernán Ambruster, vice-presidente da Trend Micro, o site funcionará como uma extensão de suas estratégias de computação em nuvem, ajudando a atingir empresas de porte pequeno, que não são atendidas por equipes comerciais diretas. Para os fornecedores iniciantes, que não têm recursos para investir em marketing, o site pode funcionar como uma ferramenta de divulgação dos produtos, disseram Guilherme Afonso Tavares Ribeiro, executivo da Gat Tecnologia, criadora de um software de gestão, e Pedro Hastings, da Hastings Informática, de sistemas para a área jurídica.

A meta do Vouclicar é chegar a seis mil usuários, com receita entre R$ 6 milhões e R$ 8 milhões até o fim de 2014. Em 2016, a meta é mais que dobrar de tamanho, com receita de R$ 17 milhões e 13 mil clientes. A expectativa é que a média de gasto mensal por usuário fique na faixa de R$ 100 por mês.

A Globalweb investiu R$ 10 milhões em três anos para desenvolver a tecnologia e a estrutura do site. A previsão é aplicar mais R$ 24 milhões nos próximos dois anos. Além de recursos próprios, a Globalweb procura investidores para injetar dinheiro no negócio. A meta é criar ferramentas de interação e estabelecer uma espécie de rede social, para a troca de informações e o desenvolvimento de negócios em conjunto. A corretora Brasil Plural está à frente do processo.

A Globalweb contratou três celebridades para uma campanha de marketing na internet e na mídia tradicional. A primeira é a apresentadora Adriane Galisteu. Segundo Cristina, a ideia é mostrar que o site está acessível a qualquer pessoa.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Pagamento através do celular deve estar no varejo em 2014

O NFC (em inglês Near Field Comunication ou Comunicação de Campo Próximo, em traduç&at...

Veja mais
Banrisul terá receita de R$ 2,3 bilhões em cartões

Banco lança modalidade top da Visa e amplia ações para altos gastosO segmento de alta renda ou com ...

Veja mais
Big data: Tecnologia que ajuda conhecer o consumidor

Com o Big Data, as empresas conseguem garimpar na montanha de dados do dia a dia as informações relevantes...

Veja mais
Tecnologias expandem lucro e gestão dos pontos de venda

A otimização do ponto de venda com a inserção de tecnologias tem sido uma das estraté...

Veja mais
Diga adeus às senhas com letras e números

Eis o problema fundamental das senhas: elas são mais eficazes para proteger uma empresa quando são longas,...

Veja mais
CNH aposta na renovação no campo

Necessidade de modernização de equipamentos impulsiona as vendas da montadora.Os preços lucrativos ...

Veja mais
Ferramentas digitais expandem negócios realizados na internet

O comércio eletrônico já se tornou uma das principais ferramentas do varejo. Neste cenário, e...

Veja mais
Empresas de SC investem mais em tecnologia

Aspecto cada vez mais necessário no mercado, a inovação tem muito espaço para crescer e apar...

Veja mais
Projeto prevê uso de satélite para mapear citricultura paulista

Um expressivo investimento planejado pelas grandes indústrias exportadoras de suco de laranja pode conferir maior...

Veja mais