A área da IBM voltada à venda de software para o gerenciamento das informações corporativas registrou crescimento de 18%, ou de 25% com o ajuste do câmbio, no último trimestre de 2008, em relação ao ano anterior. O desempenho chamou a atenção dentro do resultado anunciado pela empresa no fim de janeiro, que superou as expectativas dos analistas e foi um dos mais positivos para o fim do último ano dentre os das grandes empresas de tecnologia da informação. A IBM lucrou US$ 4,43 bilhões, o que representa avanço de 12% em relação a igual período do ano anterior, apesar do faturamento ter caído 6%, a US$ 27 bilhões.
O negócio de gerenciamento da informação, conhecido pela sigla em inglês IM, está voltado a permitir a análise dos dados corporativos e ajudar os executivos a tomarem decisões mais embasadas. Com a crise econômica, a escolha de atividades para receber os investimentos, que rareiam, e conhecer melhor os impactos da busca por eficiência se tornam mais críticos. "O mundo está se movendo para a otimização dos negócios", afirma o gerente geral da área de software para gerenciamento da informação da IBM, Ambuj Goyal, que estará no Brasil esta semana.
A IBM criou o seu conceito de IM em janeiro de 2006, quando a estratégia de juntar diferentes programas embaixo dessa única categoria foi lançada. Nos 12 trimestres, a divisão cresceu 18%.
Veículo: Gazeta Mercantil