Falta no Brasil uma cultura preventiva no gerenciamento da infra-estrutura de TI. Esta é a avaliação de Carlos Alberto Kauer, diretor da SulComputer, integradora do Rio Grande do Sul. “A área de TI assim, como as demais das companhias, ainda atua de maneira muito reativa aos problemas”.
A utilização da plataforma Kaseya de gerenciamento e automatização de infra-estrutura de TI na SulComputer faz parte da busca por disseminar este novo conceito de ‘Prevenção em TI’ no mercado brasileiro. “Nós ganhamos agilidade e um controle mais efetivo do processo de administração do parque tecnológico e de todo o ambiente de TI”, aponta Kauer.
Segundo o executivo da integradora, os benefícios também foram estendidos para seus clientes. “Agora, eles não precisam parar suas atividades nem suas máquinas nos casos de reparo, pois, com a plataforma Kaseya, eles são feitos à distância, de forma instantânea e transparente ao usuário”, diz Kauer.
Kauer também ressalta a possibilidade de gerar receita recorrente com o gerenciamento preventivo dos computadores e não mais a esporádica, gerada apenas pelo reparo de problemas.
Além do pronto atendimento, o gerenciamento à distância das redes de TI dos clientes trouxe uma importante economia para a SulComputer. Kauer calcula que cerca de 40% dos gastos, advindos do deslocamento, tenham sido eliminados com a plataforma Kaseya.
“O aproveitamento dos técnicos também é muito maior”, ressalta o executivo. Ele explica que o atendimento a um cliente levava entre três e quatro horas para ser concluído, incluindo o tempo usado no deslocamento do funcionário. “Hoje, um técnico qualificado pode atender até a cinco clientes em uma hora”. Kauer ainda destaca o fim das barreiras geográficas, “não precisamos mais atender apenas aos clientes regionais, pois com a ferramenta Kaseya 80% dos reparos podem ser feitos à distância”.
Há quatro meses utilizando o software Kaseya, a SulComputer desenvolveu quatro modelos para atender necessidades de diferentes companhias. Além do domínio de tudo que acontece na máquina, Kauer destaca a possibilidade de realizar backup remoto, prever problemas e controlar o vazamento de informações. “As novas funcionalidades dão maior confiança na tomada de decisão, agregando maior segurança na integridade dos dados. Além disso, a integradora passou a ser muito mais que prestadora de serviço de TI e, agora, atua como empresa de consultoria”, diz.
A empresa conquistou um aumento de receita de cerca de 30%, embora o executivo ressalte que ainda não foram utilizadas todas as possibilidades da ferramenta. A expectativa da SulComputer é, até o final deste ano, ampliar em 40% seu número de clientes. Atendendo a empresas de pequeno e médio porte, a SulComputer, graças às novas possibilidades de negócios, passou a visar também companhias maiores. Para Kauer, embora segmentado, o mercado gaúcho acompanha o crescimento brasileiro.
Perfil da Kaseya - A Kaseya é desenvolvedora e fornecedora global de soluções para gerenciamento da infra-estrutura de TI. Suas soluções, voltadas aos Provedores de Serviços Gerenciados e parceiros de negócios, permitem que os canais gerenciem de forma pró-ativa uma infra-estrutura distribuída de TI, de maneira simples e eficiente, através de uma plataforma completa, integrada e web. A plataforma Kaseya gerencia mais de dois milhões de máquinas em mais de 25 países ao redor do mundo.
Veículo: Portal Fator Brasil