Pagamento eletrônico alavanca o varejo

Leia em 3min 10s

A indústria brasileira de cartões movimentou em 2008 mais de R$ 375 bilhões em transações, segundo informa o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Aldemir Bendine, em artigo publicado neste suplemento. O número estratosférico mostra que as pequenas e médias empresas devem estar atentas a estes e a outros meios eletrônicos de pagamento se não quiserem perder parte desse montante.

 

Ainda segundo Bendine, há 10 anos, o total de estabelecimentos que aceitava cartões era cerca de 550 mil, e hoje o número supera a marca de 1,4 milhão, uma das maiores redes do planeta.

 

No entanto, isso não quer dizer que ainda não haja um longo caminho a ser percorrido no País quando o assunto é cultura de uso do cartão, principalmente de débito. Rubén Osta, diretor geral da Visa do Brasil, diz acreditar que o cartão só não está mais enraizado no cotidiano dos pequenos e médios estabelecimentos comerciais por uma questão cultural, já que o cheque pré-datado, por exemplo, já foi um instrumento de pagamento muito popular no País nos anos 90 e ainda não foi totalmente extinto. "A mudança de hábito é um processo lento, que não se faz da noite para o dia", alerta.

 

Osta lembra que o cartão de débito precisa começar a fazer parte do dia-a-dia das pessoas, não só para sacar dinheiro no caixa eletrônico, mas também para efetuar compras. "Ainda existem usuários que preferem sacar o dinheiro para depois ir ao supermercado, por exemplo", analisa o diretor geral da Visa.

 

Para incentivar o uso do cartão nas lojas, outros serviços estão sendo agregados ao POS, a máquina em que os lojistas passam o cartão para aprovar a transação. Já é possível carregar o celular, os cartões-benefício, e até obter troco em dinheiro por meio desses terminais. Dessa forma, além de o lojista receber por esses serviços, ainda alavanca o uso do cartão no estabelecimento.

 

Novos meios

 

Contudo, não é só via cartão que os comerciantes estão recebendo pagamento eletrônico. O celular surge como uma nova mídia de pagamento em bairros de Barueri, a 50 quilômetros de São Paulo. A Aldeia Light Casa & Construção, de Aldeia da Serra, aderiu ao sistema e afirma que as taxas cobradas chegam a ser 45% menores do que nas transações com cartão de crédito e débito. A aprovação é feita via internet, por isso não é necessário aluguel de equipamento.

 

Formas de receber pelas vendas via internet também podem alavancar os negócios, especialmente por permitir a entrada dos pequenos e médios empreendedores no comércio eletrônico. É preciso garantir segurança aos compradores na rede mundial de computadores, e é aí que se pode recorrer a ferramentas para que o cliente pague a compra com cartão de crédito ou boleto bancário sem sair de frente do computador. Essas ferramentas, obviamente, também facilitam a compra online por impulso.

 

Cartão para gestão

 

Já quando o assunto são os meios de pagamento utilizados pelo pequeno e médio empresário na hora de realizar suas despesas, o cartão de crédito corporativo ainda não é totalmente conhecido - ou pelo menos não é usado da forma ideal. Pesquisa feita pela MasterCard mostrou que o cartão corporativo é bem visto pelas médias empresas, porém as funcionalidades da ferramenta, como a possibilidade de definir parâmetros de utilização - ou seja, restringir o uso a determinados ramos de estabelecimentos, bem como definir limites de crédito diferentes por usuário - ainda são desconhecidas desse público

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Solução para atender escrituração digital

Em 2009, o governo federal iniciou a implantação do Projeto SPED - Sistema Público de Escritura&cce...

Veja mais
Mercosul Digital pode estimular negócios

As companhias brasileiras podem ganhar, nos próximos meses, acesso facilitado aos consumidores dos países ...

Veja mais
O custo do spam na empresa

A McAfee acaba de divulgar o seu último relatório sobre spam, onde foram analisados os altos custos gerado...

Veja mais
Matemáticos analisam informações pessoais

Ao usar o cartão de crédito, falar ao celular, passar em cabines eletrônicas de pedágio, nave...

Veja mais
Prosegur Tecnologia adquire Setha por R$ 22,5 milhões

Há quatro anos sem investir em aquisições no Brasil, a empresa de soluções em seguran...

Veja mais
Compras via web crescem 30% em 2008

Mostrando vigor no mercado brasileiro mesmo diante da crise, as compras de bens de consumo pela internet atingiram o mon...

Veja mais
Redes reestruturam suas lojas virtuais para alavancar ganhos

Para alavancar o crescimento de suas lojas virtuais, varejistas como Magazine Luiza e Ponto Frio estão investindo...

Veja mais
Novos aplicativos da Lawson auxiliam indústrias de alimentos e bebidas a melhorar rentabilidade e serviços aos clientes

Os aplicativos irão contribuir para melhorar a precisão do planejamento de produção ajudando...

Veja mais
Adeus à calculadora

O presidente da Associação dos Supermercados do Rio de Janeiro, Aylton Fornari, explica que a recente assi...

Veja mais