Uma nova ferramenta tecnológica promete gerar estratégias de marketing conectadas e diferenciadas para cada consumidor, a partir de dados provenientes de sensores instalados nas lojas e em outros dispositivos de Internet das Coisas (IoT). O software desenvolvido pela empresa de consultoria e serviços em Tecnologia da Informação (TI), Tata Consultancy Services (TCS), permite aos varejistas aprofundar as relações com clientes por meio de ações mais personalizadas, evitando o atual bombardeio de ofertas aleatórias, irrelevantes e inoportunas.
A solução TCS Customer Intelligence & Insights for Retail ajuda comerciantes a competirem pela fidelidade dos consumidores que utilizam internet, realizando vendas quando, onde e do modo que o cliente escolher. De acordo com o gerente-geral e chefe do Grupo de Software & Soluções Digitais da TCS, Seeta Hariharan, "o objetivo é criar conexões emocionais com os consumidores em cada ponto de contato para que eles resistam à atração dos descontos". Ele afirma que muitos varejistas estão migrando das interações aleatórias para as "altamente relevantes e oportunas, realizadas no contexto correto".
De acordo com um estudo de tendências em IoT da TCS Global, 50% dos varejistas já estão usando esta tecnologia para monitorar dados sobre os clientes via aplicações móveis, e 27,9% estão usando-as para rastrear dados por meio de sensores em locais físicos, como as lojas. "Para que os comerciantes possam oferecer ofertas ou oportunidades mais adequadas, precisam de representações únicas dos clientes reais, orientadas por dados, em vez do marketing segmentado menos preciso", explica Hariharan.
Fonte: Jornal do Comércio de Porto Alegre