Vendas online devem dobrar até 2021

Leia em 1min 30s

São Paulo - Um estudo encomendado pelo Google junto a empresa Forrester Research indicou que as vendas na internet no Brasil vão dobrar até 2021. Segundo a companhia, o segmento terá crescimento médio de 12,4% ao ano e atingirá um total de R$ 85 bilhões em vendas. Com isso, o e-commerce passaria dos atuais 5,4% de participação no varejo para 9,5% (sem incluir vendas de alimentos e bebidas).

Carol Rocha, gerente de Insights de Varejo do Google, diz que o crescimento das vendas pela internet, mesmo em contexto de crise, é viabilizado pela possibilidade de comparação rápida de preços e ofertas que ela oferece aos consumidores. “A crise abalou um pouco o e-commerce no curto prazo, mas ele não foi tão agredido quanto o varejo off-line (lojas físicas), por permitir uma comparação rápida.”

Boa parte desse avanço virá de novos consumidores. Nos próximos cinco anos, 27 milhões de pessoas farão sua primeira compra online. Com isso, serão 67,4 milhões de compradores pela internet, o que irá representar 44% dos internautas em 2021, segundo o estudo.

Outra grande transformação do mercado será o ganho de participação dos smartphones nas vendas. O estudo aponta que, até o final de 2016, 19% das vendas do e-commerce deverão ser feitas via dispositivos móveis. Em 2021, a participação deles nas vendas online será de 41%.

Atualmente 30% dos internautas só podem ser alcançados através do mobile.

Influência - Mesmo quando a compra não é fechada pela rede, a internet pode ter papel importante na decisão do consumidor. O estudo afirma que 19% das vendas totais do varejo restrito (desconsiderando alimentos e bebidas) já sofrem influência do meio digital, totalizando R$ 165 bilhões. Até 2021, essa influência deve crescer, chegando a 32% das vendas. (FP)

Fonte: Jornal Diário do Comércio de Minas


Veja também

Vendas pela internet devem dobrar até 2021, diz pesquisa do Google

Em 2021, a participação dos smartphones no e-commerce será de 41%.Nos próximos 5 anos, mais ...

Veja mais
Uso de cartão de crédito prejudica famílias paulistanas

Pesquisa da FecomercioSP revela que o cartão de crédito continua o maior protagonista do cenário de...

Veja mais
Visa foca em produtos para fidelizar clientes e agilizar compra de olho no varejo no Brasil

A ferramenta dá opção aos consumidores a usarem seus pontos de programas de fidelidade em compras d...

Veja mais
Taxa do cartão de crédito está no maior nível em 21 anos

Cheque especial também apresenta alta, segundo pesquisa da Anefac  São Paulo - As taxas de juros das...

Veja mais
Cliente está pronto, mas inovação no comércio é incipiente

Falta agilidade. Pesquisa mostra que o brasileiro busca cada vez mais por novas ferramentas para comprar. Apesar disso, ...

Veja mais
Empréstimos e cartões de loja são os principais vilões da inadimplência, aponta pesquisa

Segundo a SPC Brasil, devedores estão assumindo menos compromissos financeiros na comparação com 20...

Veja mais
Empresa cria plataforma para indústria vender on-line

São Paulo - Para estimular que os industriais se aproximem do consumidor final e impulsione as vendas para outras...

Veja mais
Player de e-commerce quer faturar R$ 15 milhões

Os marketplaces já correspondem a 20% das vendas digitais na internet brasileira e um player gaúcho vai mu...

Veja mais
Mercado Livre fecha parceria e aumenta opções de entrega

São Paulo - Com o objetivo de aproximar empresas de logística independente aos usuários do portal o...

Veja mais