São Paulo - Após apresentar resultados melhores no primeiro trimestre deste ano, com um lucro de R$ 97 milhões e avanço de 2,5% nas vendas 'mesmas lojas', a Via Varejo focará os esforços na transformação digital da empresa, passando pelo uso de Big Data, inteligência artificial e estratégias multicanais, como o 'clique e retire'.
"Com o processo de unificação dos negócios (físico e on-line) temos condições para pensar mais na jornada que estamos construindo para transformar a cultura da companhia em digital", disse, em teleconferência com analistas, o presidente da empresa, Peter Paul Estermann.
O executivo afirmou que a empresa fechou parceria com a IBM para utilizar a inteligência artificial na oferta de novos serviços aos clientes, por meio da plataforma de computação cognitiva Watson. Peter disse, no entanto, que a empresa não pode passar mais informações ao mercado. "Não queremos dar mais informações no momento porque é um projeto muito estratégico e disruptivo no setor. Mas nos próximos meses devemos ter mais novidades sobre o assunto."
Além da medida, a Via Varejo, que controla a Casas Bahia e Ponto Frio, começará a trabalhar de maneira 'maximizada' todas as informações dos mais de 60 milhões de clientes cadastrados na plataforma unificada da rede. O objetivo é oferecer uma experiência de compra personalizada, além de melhorar a taxa de conversão, mantendo rentabilidade.
Sobre a estratégia 'clique e retire' (em que o cliente compra no e-commerce e retira o produto na loja física), Peter afirmou que a modalidade já representa 30% das compras dos produtos elegíveis e que a empresa está acelerando a consolidação do formato. Nos últimos quatro meses, disse, o 'clique e retire' cresceu 60% na companhia. "Atualmente, já estamos entregando nas lojas físicas quatro pedidos por minuto de compras efetuadas no nosso comércio eletrônico."
Pedro Arbex
Fonte: DCI - São Paulo