22% dos internautas têm o hábito de comprar em sites e aplicativos de descontos

Leia em 2min 10s

Com o aumento no número de usuários de smartphones, é comum encontrar quem acessa sites ou aplicativos de ofertas e descontos para fazer compras. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que 22% dos consumidores brasileiros que realizaram alguma compra pela internet no último ano, possuem o hábito de utilizar sites e aplicativos de descontos.

 

De acordo com o levantamento, pratos em bares e restaurantes (48%), comidas delivery (39%) e itens de vestuário, calçados e acessórios (33%) são os produtos mais comprados em sites ou aplicativos exclusivos de oferta de descontos. Em média, o valor das compras realizadas nestes sites é de R$ 246.

 

Segundo o educador financeiro do SPC Brasil e do Meu Bolso Feliz, José Vignoli, por mais que os descontos sejam de fato bons, os consumidores têm que tomar cuidado para não exagerarem nas compras. "Com a grande quantidade de produtos ofertados com preços tentadores e as notificações no celular a cada momento lembrando das ofertas, fica difícil controlar a ansiedade e evitar a compra desnecessária, mas isso tem que ser feito para que o orçamento não seja comprometido com aquisições supérfluas", indica o especialista. "O consumidor tem que refletir antes de adquirir um produto, pois o simples fato de haver desconto não significa que seja um bom negócio. O melhor a fazer é comprar de forma planejada e checar a possibilidade de reembolso no caso da não utilização do cupom de desconto."

 

Na comparação com os anos anteriores, 52% consideram ter diminuído a frequência de compras nesses sites e aplicativos e 25% mantiveram a mesma quantidade. Seis em cada dez entrevistados (61%) usufruíram de todos os cupons e/ou descontos adquiridos, mas 40% já deixaram de utilizar algum. Entre os produtos que foram comprados e não utilizados estão: passagens (27%), pacotes de viagem (25%) e cursos (23%). O principal motivo para deixar de usar o cupom/desconto é a expiração do prazo (43%).

 

Já entre os que utilizaram ao menos um dos cupons adquiridos, 78% ficaram satisfeitos com os produtos e serviços, ao contrário dos 22% que não ficaram. Para estes, o principal problema foi o atendimento do lugar, que deixou a desejar.

 

Metodologia
A pesquisa ouviu 673 internautas das 27 capitais que realizaram compras pela internet no último ano. A margem de erro é de 3,4 pontos a uma margem de confiança de 95%.

 

Clique aqui e baixe a íntegra da pesquisa. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da SPC Brasil


 


Veja também

Sebrae-SP promove evento para aproximar tecnologia dos empreendedores

MPETech Day será realizado no próximo dia 29 em todo o Estado, com programação de palestras ...

Veja mais
Totvs vai investir R$ 8 milhões na inovação de supermercados

A gigante brasileira de software Totvs anunciou a abertura de um nova diretoria dedicada exclusivamente para o setor sup...

Veja mais
Atacado Vila Nova investe em loja virtual

O Atacado Vila Nova lançou nova loja virtual. No mercado há quase 90 anos, a rede atacadista é uma ...

Veja mais
92% das empresas usam a rede social para atender consumidor

O contato com o consumidor por meio de redes sociais é a mais nova tendência para relacionamento com o clie...

Veja mais
Vendas no comércio eletrônico devem crescer 10% no Dia dos Pais

Faturamento deverá ser de R$ 1,94 bilhão, com mais 4,5 milhões de pedidos e tíquete mé...

Veja mais
Combustível mais caro gera nova alta no frete e prejudicará vendas on-line

São Paulo - Com o aumento do imposto sobre o combustível, anunciado no dia 20 de julho, o frete do com&eac...

Veja mais
Ação mostra para os consumidores a importância do código de barras

       Presente nas embalagens de todos os produtos que entram na casa do consumi...

Veja mais
Lojista se reinventa na concorrência com vendas on-line

O consumidor está mais conectado e exigente obrigando as lojas a se reinventarem. Tecnologias como internet das c...

Veja mais
79% dos consumidores no País já utilizam aplicativos de bancos

Acessar a conta corrente e realizar transações a qualquer hora em qualquer lugar é uma das facilida...

Veja mais