Especialistas em soluções integradas em segurança alertam os usuários da internet que criminosos virtuais estão aproveitando a onda de notícias mundiais sobre a epidemia de gripe suína para infectar computadores visando ganhos financeiros. Somente no último fim de semana, os laboratórios da F-Secure, especialista em soluções de segurança, descobriram o registro de 146 novos domínios na rede que contêm os termos "swine" (suíno) e "flu" (gripe). Entretanto, nenhum deles, aparentemente, contém algum tipo de malware, ou apresentaram risco ainda.
A previsão é que os criminosos virtuais iniciem uma onda de spams para tirar vantagem deste momento de estado de alerta mundial. Na maioria dos casos, esses e-mails estão carregados com algum tipo de worm, Trojan, ou phishing. Os cibercriminosos se aproveitam da fragilidade e apreensão dos usuários para infectá-los.
Segundo Gabriel Menegatti, Diretor de Tecnologia e Novos Negócios da F-Secure Brasil, "É muito comum vermos criminosos virtuais se aproveitando de tragédias para obter lucros financeiros. Na verdade, este é um dos métodos mais eficazes, pois geralmente se trata de assuntos de interesse e preocupação geral. A recomendação da F-Secure é que os usuários desconfiem de qualquer e-mail relacionado à gripe suína, mesmo vindo de pessoas conhecidas, e principalmente, não cliquem em links suspeitos".
Veículo: Jornal do Commercio - RJ