A Blue Coat, empresa que fabrica dispositivos de rede e softwares para o gerenciamento e a otimização de tráfego corporativo, tem planos para crescer 30% no Brasil este ano. Segundo o diretor para o desenvolvimento de negócios da multinacional norte-americana na América Latina, Francisco Abarca, a meta é ampliar a participação do País no faturamento global de US$ 500 milhões anuais de 2% para 3% até o ano que vem.
A empresa tem escritório no País há três anos, mas já atuava no mercado brasileiro por meio de representantes desde 1999, com o nome de Cash Flow.
Segundo Abarca, a estratégia no Brasil é difundir o conceito de Entrega de Aplicativos nas Redes, que une três tipos de tecnologia - o gerenciamento de desempenho de aplicações, a otimização de redes WAN (Wide Area Network) e segurança de portas para a internet.
"Nossas soluções dão uma boa idéia de como o tráfego de diferentes aplicações está se comportando na rede e permitem a sua organização segundo as prioridades do negócio do cliente e conforme as prioridades de grupos de usuários", resume. Assim, automaticamente, é dada (ou não) mais banda para as aplicações críticas ao negócio, relegando a segundo plano, por exemplo, a navegação na web por parte dos usuários. Ou, ainda, é dada prioridade aos aplicativos de RH ao grupo de funcionários de Recursos Humanos e preferência às aplicações financeiras no caso dos funcionários do financeiro.
Armada explica que a solução da empresa tem como objetivo garantir tanto segurança como performance dos aplicativos em uso, ainda que o usuário esteja remoto, acessando-os por meio da internet. Isso ganha relevância principalmente nas situações em que a empresa usuária possui aplicações rodando em um servidor remoto, situação típica de contratos para o aluguel de software de terceiros.
Arcada informa que os investimentos no País, de US$ 500 mil, serão triplicado em 2009: US$ 500 mil serão investidos em ações de marketing e mais US$ 1 milhão será distribuído na forma de bônus para seus revendedores que consigam testar a solução dentro dos clientes.
A idéia é ampliar a base de cerca de 500 clientes no País, entre os quais estão a Louis Vuitton, a Merc, e a engarrafadora da Coca-Cola no Nordeste, Norsa, difundindo entre os revendedores os benefícios da visualização e gerenciamento de redes em função de uma melhor performance, segurança e otimização do tráfego.
Veículo: Gazeta Mercantil