Vírus crescem e se desenvolvem

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O número de vírus de computador vem crescendo extraordinariamente rápido e a tática de seus criadores está mudando, de e-mails que se fazem passar por mensagens de fontes legítimas para ameaças ocultas em sites aparentemente seguros, como o de uma pousada local, informou a empresa de software de segurança de computadores Symantec.

 

Houve grande aumento no número de vírus e outras pragas eletrônicas na Web, com 624.267 identificados em 2007 ante 1,6 milhão em 2008, de acordo com a Symantec. "60% de todas as ameaças (de softwares malignos) dos últimos 20 anos surgiram nos últimos 12 meses", disse Vincent Weafer, vice-presidente de informações e segurança de conteúdo da Symantec.

 

Os atacantes estão deixando de lado a técnica de spam por e-mail conhecida como phishing, usada para obter informações pessoais sobre usuários, e recorrendo à invasão de sites legítimos, por exemplo o de uma empresa local, que usam para praticar os roubos de dados, afirma o relatório. Os atacantes tendem a evitar os sites de grandes empresas que têm condições de repararem suas páginas rapidamente e a se concentrar em sites menores, não operados por profissionais, como os de uma pousada.

 

O relatório da Symantec menciona outros exemplos - sites do governo dos Estados Unidos e do Reino Unido - que foram infectados. "Os bandidos estão invadindo sites legítimos e os comprometendo", disse Weafer. O objetivo dos vírus é roubar, e a expansão do acesso em banda larga em vários países torna mais fácil que áreas sem controle sirvam como anfitriãs a crackers.

 

"Em 2008, 78% das ameaças a informações confidenciais exportaram dados sobre os usuários e 76% utilizaram um sistema de registro de digitação para roubar informações como as senhas de contas bancárias online", afirma a Symantec em relatório.

 

Cartões. Assim que números de cartões de crédito, nomes de usuário e senhas são roubados, eles são vendidos no mercado negro. "O item mais popular à venda nos servidores da economia clandestina em 2008 foi informação sobre cartões de crédito, que respondeu por 32% do total", segundo o levantamento. "O preço de cada cartão pode ser de apenas US$ 0,6, quando as informações são compradas em lotes". Já senhas de contas bancárias foram o segundo item mais vendido, com participação de 19%, por entre US$ 10 e US$ 1 mil cada. Nomes de acesso a contas de e-mail e senhas ficaram em terceiro lugar, com 5% e custando entre US$ 0,10 a US$ 100.
"Se você tiver um domínio, posso usá-lo para mandar spam. Eu posso usá-lo para fingir que sou você ou outras pessoas", disse Weafer. "É provável que a senha do seu e-mail seja a mesma da sua conta bancária". Weafer argumenta que os usuários não podem mais depender somente de softwares de segurança e defendeu cooperação internacional para se lidar com o crime organizado.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


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