A rapidez no desenvolvimento de novas tecnologias na internet força as empresas a renovarem os sites corporativos de forma recorrente. Especialistas acreditam que o tempo de vida de um portal é de cerca de dois anos. O desenvolvimento das páginas que utilizam as principais tendências do mercado, como a plataforma web 2.0, pode custar entre R$ 5 mil e R$ 10 mil, mas há opções que se encaixam em todos os bolsos.
Segundo David Reck, sócio-diretor da consultoria Enken, especializada em fornecimento de soluções para mídias digitais, pequenos e microempresários podem, inclusive, montar os sites de suas empresas a partir de ferramentas gratuitas na internet. "Recomenda-se a contratação de um profissional experiente para montar a página e atualizar o conteúdo, mas, ainda assim, sai muito mais barato do que é cobrado no mercado", acredita.
Há empresas brasileiras, no entanto, que desenvolvem sites corporativos com preços acessíveis. A Samba Internet, especializada no desenvolvimento de soluções para a grande rede, desenvolveu no final do ano passado o Samba®Business, produto que integra ferramentas de web 2.0, como videomail e envio de mensagens de SMS, além de webmail business, que custa R$ 249 há ainda uma taxa mensal de R$ 54,90 para hospedagem do site.
"Segundo dados do Sebrae, 80% dos microempreendedores brasileiros não possuem páginas na internet. Nosso objetivo, ao lançar o produto, era popularizar o acesso de pequenas e microempresas, além de profissionais liberais, ao que há de mais moderno em sites corporativos", diz André Fernandes, líder do projeto e sócio-diretor da Samba Internet.
Já a Aprex oferece serviços online a profissionais independentes e pequenas empresas. O software da companhia captura informações das agendas de programas e sites, como Outlook ou Google, acrescentando uma série de serviços. Entre eles, permite que o usuário vizualize aquivos a partir do computador ou do celular.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ