A tecnologia é uma ferramenta poderosa no mundo corpora tivo. Para adotar a transformação digital e levar a inovação para cada um dos departamentos de uma empresa, é essencial promover mudanças na cultura e nas operações da companhia, de forma a integrá-las ao dia a dia do negócio. Cada área de operação realiza esse processo de forma diferente. No caso do setor de vendas, é possível explorar o potencial das novas tecnologias seguindo cinco dicas.
1. Tecnologia sozinha não muda nada
Tudo começa pelo mapeamento das ferramentas disponíveis e da melhor forma de aproveitá-las. Mas não basta adquirir a tecnologia e acreditar que, assim, os objetivos estarão cumpridos. A companhia inteira, e o setor de vendas em especial, deve estabelecer um planejamento de implementação. É preciso treinamento que vá além do domínio da ferramenta, assim como aplicação de processos que transformem o uso da tecnologia em cultura da empresa.
2. Abandone o mindset transacional
O LinkedIn entrevistou mais de 500 compradores de empresas B2B, e 95% deles concordam que vendedores com visão clara das necessidades de negócio dos clientes têm mais chances de serem bem-sucedidos. Nesse sentido, a tecnologia ajuda a potencializar as habilidades humanas. Ferramentas de inteligência de mercado, como o Sales Navigator do próprio LinkedIn, ajudam a mapear dados de interesse do público-alvo. A equipe de vendas passa a agir com base em dados e, assim, pode abandonar a análise transacional, típica das abordagens frias.
3. Tecnologias são complementares
A transformação digital é uma combinação de habilidades humanas com múltiplas plataformas. Equipes de vendas modernas utilizam diversas ferramentas para vendas consultivas e com mais produtividade, desde CRM e automação de calendário, até ferramentas de inteligência de vendas, como o Sales Navigator. Com ele, além de mapear o mercado e interagir com potenciais clientes, o time comercial ganha mais visibilidade no processo de vendas, acompanha propostas em tempo real e monitora quem abriu e para quem encaminhou cada uma delas.
4. Use dados para guiar suas ações
Ferramentas de inteligência são grandes aliadas do seu time. Com o mapeamento de mercado do Sales Navigator é possível definir o investimento e o esforço em cada frente de abordagem.
5. Ganhe escala nos relacionamentos
As ferramentas digitais são aliadas da produtividade e da construção e manutenção do relacionamento com o público-alvo. Na pesquisa do LinkedIn, os entrevistados citaram eficiência e possibilidade de construir relações mais consistentes como alguns dos principais benefícios do uso de plataformas digitais. Isso porque é possível identificar e interagir com potenciais clientes em maior escala, sendo mais assertivo do que com as maneiras tradicionais.
Fonte: Época Negócios