Como preparar seu negócio para ficar em sintonia com o futuro do varejo

Leia em 5min

Apesar de ser um conceito aplicado já há bastante tempo e em larga escala pelo mercado de varejo em todo o mundo, o 'omnichannel' não tem sido uma experiência satisfatória tanto para o cliente, como para os varejistas. Isso porque, nos últimos anos, sua utilização tem se concentrado na busca por soluções isoladas e sem integração, o que gera dificuldade para simular e até mesmo avaliar uma experiência de fato 'omni'.

 

Hoje, há um novo burburinho em torno do 'omnichannel' e a ênfase está em torná-lo parte de toda a empresa, em vez de remendá-lo, oferecendo uma verdadeira experiência multicanal aos clientes para atendê-los cada vez melhor. Caso este seja o momento que sua empresa está vivendo, seguem alguns passos que ajudarão a tornar sua organização 'ominichannel':

 

1. Defina o que o 'omnichannel' significa para sua marca

 

A definição de 'omnichannel' varia de varejista para varejista. Para alguns, é uma questão de trocar uma caixa registradora tradicional por um PDV Móvel, para outros, trata-se de enfrentar a Amazon com opções modernas de atendimento, ou ainda como comprar na loja online, comprar online na loja, retirar na loja mais próxima, e assim por diante.

 

Nesse ponto, é importante ter uma compreensão profunda de seus clientes - conhecer seu perfil, comportamento, preferências e motivações. Também é preciso avaliar se eles se importam com a conveniência dos pagamentos em dinheiro ou se a velocidade de entrega é a maior demanda.

 

Reunir várias soluções para esses desafios é caro e muitas vezes não eficaz. Muitas vezes, os sistemas de silos não estão conectados e não podem se comunicar, o que é um grande obstáculo para o sucesso do negócio.

 

É por isso que, quando se trata de definir o 'omnichannel' como uma iniciativa organizacional, há três áreas que são as principais componentes do varejo multicanal a serem consideradas: cliente, transação e estoque, que defino melhor a seguir:

 

Cliente: identifique seu cliente 'omnichannel' e garanta que seu caminho para a compra não seja mais linear. Em 2022, os smartphones terão um papel em 90% de todas as vendas influenciadas digitalmente. É cada vez mais importante ver seus clientes com uma lente móvel e servi-los perfeitamente em todos os canais e lojas.

 

Transação: torne simples e fácil para o seu cliente comprar e retornar a qualquer lugar. Muito disso pode ser realizado com o check-out móvel, um fluxo de trabalho direcionado e simplificado.

 

Estoque: possibilite uma visão completa e precisa do estoque para que o cliente nunca saia de mãos vazias. Com a visibilidade do inventário em tempo real em todos os locais da empresa, as equipes da sua loja podem satisfazer a demanda do cliente sempre, seja na loja física ou online.

 

2. Reúna uma equipe multifuncional desde o início

 

Para implementar uma estratégia coesa de 'omnichannel', você precisa de uma estratégia multidisciplinar, ou seja, reunir as pessoas certas: equipes de TI, operação de loja, comércio eletrônico, digital, finanças e marketing. Um erro comum durante o gerenciamento de mudanças 'omnichannel' é não envolver todas as áreas do negócio ao redor do projeto desde o início.

 

Dado o escopo e a escala da implementação do conceito, é importante estabelecer um plano claro no qual todos os envolvidos possam participar. A mudança é difícil, mas com o modelo a seguir você pode transformar a disposição das diferentes áreas da sua organização em aceitá-la:

 

• Objetivo: estabeleça o "por que" da sua marca. Haverá um forte link para o cliente e seus desejos aqui. As partes interessadas de todas as áreas da empresa poderão contribuir com a visão e reconhecer como ela impulsiona o impacto de suas funções, além de entender o que foi feito até agora e o que precisa mudar. No final do dia, você quer que o 'omnichannel' aprimore as experiências de seus clientes de maneiras únicas e inovadoras. Tenha isso em mente quando pensar em recursos, especialmente quando se trata da jornada de ponta a ponta.

 

• Resultado: determine os caminhos para tornar sua organização 'omnichannel' e como isso ajudará a obter ganhos rápidos e atingir metas de longo prazo. E mais, certifique-se de que a estratégia reflete sua missão de marca.

 

3. Construa uma rede de parceiros para executar sua estratégia

 

'Omnichannel' não é de tamanho único. Suas circunstâncias provavelmente são exclusivas para você e para o cenário de seus sistemas atuais, e talvez seja necessário criar uma rede de parceiros que melhor ajudará a alcançar seus principais KPI’s. Para isso, algumas perguntas importantes devem ser feitas:

 

• Com base na sua definição de 'omnichannel', o que você deseja realizar primeiro e quando?

 

• Um parceiro local poderá atender à sua demanda, ou será preciso escolher um parceiro global?

 

• Com quais parceiros seus parceiros em potencial trabalham?

 

• Qual é a estrutura de suas equipes de projeto? A equipe atual será sua equipe para todo o projeto?

 

• Existe uma oportunidade para falar com os clientes atuais? O que eles esperam de um verdadeiro 'omnichannel'?

 

• A excelência do 'omnichannel' não acontecerá da noite para o dia. Como qualquer nova estratégia, ela requer uma nova mentalidade organizacional - de cima para baixo.

 

• Se o 'omnichannel' for uma prioridade para a sua marca em 2019, torne-se uma organização 'omnnichannel'. Não apenas tenha uma estratégia 'omnichannel'.

 

Levar esses pontos em consideração certamente vai colocá-lo em sintonia com o futuro do varejo e impulsioná-lo à frente da concorrência.

 

Fonte: It Fórum 365

 


Veja também

Acelere a transformação digital do time de vendas

A tecnologia é uma ferramenta  poderosa no mundo corpora tivo. Para adotar a transformação dig...

Veja mais
Varejo de interação: como proporcionar experiências para o consumidor?

Você sabia que as inovações tecnológicas podem refletir oportunidades positivas para a sua lo...

Veja mais
Como as empresas brasileiras estão crescendo com marketplace e e-commerce próprio

As empresas, em especial aquelas de pequeno e médio porte, estão cada vez mais buscando os marketplaces pa...

Veja mais
Estudo aponta aumento de vendas online direto ao consumidor

As vendas online direto ao consumidor tiveram um aumento de 20% em 2018 em relação à 2017. O valor ...

Veja mais
Comércio varejista ainda precisa de loja física; saiba por quê

O futuro do varejo é digital, certo? A julgar pelos números, não é bem assim. Um estudo in&e...

Veja mais
Rappi Muda o Conceito de Shopper nos Supermercados

O aplicativo de delivery Rappi tem obtido avanços notórios desde que desembarcou no Brasil, há um a...

Veja mais
A tecnologia empenhada em gerar economia

Os novos recursos tecnológicos permitem que diversos setores sejam beneficiados, um deles é a economia. El...

Veja mais
Pesquisa da Deloitte aborda evolução dos canais digitais no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados está chegando, mas foi-se o tempo em que as grandes datas comerciais eram sinônimo de s...

Veja mais
Vendas online continuam crescendo, apesar do fator limitante da logística no Brasil

Após mais de 20 anos de história, o e-commerce no Brasil encontra um novo desafio para manter sua velocida...

Veja mais