Coca-Cola faz mudanças para integrar Leão Júnior

Leia em 2min 30s

A integração de produtos da marca Leão com o sistema Coca-Cola Brasil está perto de acontecer e vai implicar em mudanças na administração da fabricante de chás, que, por enquanto, tem sede em Curitiba. As duas fábricas que existem no Paraná devem ser mantidas, assim como a unidade do Rio de Janeiro, mas elas passarão a ser geridas pela sociedade criada em 2007 pela Coca e seus engarrafadores para o segmento de bebidas sem gás, como sucos, chás e energéticos. A Coca-Cola comprou a Leão Júnior, fabricante do Matte Leão, em março de 2007, mas o negócio só foi aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em junho de 2009.

 

Agora as mudanças estão em curso e, embora a empresa não fixe data para a conclusão do processo, a previsão é de que elas ocorram até junho, segundo uma fonte ouvida pelo Valor. "A Coca-Cola Brasil está em conversas avançadas com seus fabricantes na definição de um modelo para aumentar a integração da Leão Junior com o restante do sistema", diz nota da empresa. Um dos objetivos, segundo a companhia, é reforçar a estrutura de vendas e distribuição dos chás Leão "aumentando a coordenação administrativa, operacional e de marketing com o restante do portfólio de bebidas".

 

Ao ser questionada sobre as mudanças, a Coca informou que estão sendo avaliadas a utilização de seu sistema de vendas e distribuição para a linha líquida da Leão em todo o Brasil e a definição de uma estrutura comercial e logística para a linha seca, assim como a integração da estrutura de marketing e inovação entre as empresas.

 

Quando a Coca-Cola comprou a Leão Júnior, não negociou o imóvel que era ocupado pelos antigos donos da empresa e teve de procurar um novo lugar. Em novembro do ano passado, inaugurou uma fábrica no município de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, para produzir sua linha seca de chás. Mas a área administrativa foi mantida temporariamente no antigo endereço e, agora, no processo de integração, parte da equipe irá para o Rio e parte para São Paulo.

 

No novo modelo, a função de diretor-geral da Leão Júnior será extinta. Michel Davidovich, executivo oriundo da Coca-Cola que ocupa esse cargo há dois anos e meio, já tem nova atribuição na companhia para os próximos quatro anos. Passará a comandar a área que está sendo criada pela Coca-Cola para gerenciar projetos ligados à Copa do Mundo de 2014.

 

As alterações na administração da Leão ocorrem ao mesmo tempo em que a família fundadora da fabricante negocia dois terrenos que abrigaram uma fábrica e os escritórios da empresa. Uma pessoa próxima da negociação informou que uma das áreas está avaliada em R$ 30 milhões e que propostas foram feitas por construtoras e também pela Igreja Universal do Reino de Deus. A família e a Universal não comentam o assunto.

 

Veículo: Valor Econômico

 


Veja também

Impacto da Copa no consumo de cerveja é maior no Brasil e na Espanha

A cena fenomenal se repete de quatro em quatro anos. A próxima será no dia 15 de junho, quando boa parte d...

Veja mais
Bud patrocina, mas cerveja será SABMiller

Assim como acontece nos estádios do Brasil, durante os jogos da Copa do Mundo da África do Sul, os torcedo...

Veja mais
Tedesco constrói fábrica de latas no Rio

Aumento do consumo de bebidas favorece segmentos da construção civil e da produção   ...

Veja mais
Cade aprova compra da Kaiser pela Heineken

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, ontem, a compra da cervejaria Femsa, fabricante da K...

Veja mais
San Miguel, de cervejas, investe em infraestrutura

A San Miguel, maior fabricante de alimentos e bebidas das Filipinas, pode ter acesso a fundos de US$ 8 bilhões e ...

Veja mais
Latas podem ter redução de imposto

A indústria de latas de alumínio para refrigerantes e cervejas pediu ao Ministério da Fazenda a red...

Veja mais
Indústria de bebidas importará mais latas

Demanda em alta leva fabricantes a pedir redução temporária de alíquotas   O forte au...

Veja mais
Frutos da Amazônia

A AmBev apresenta para o mercado um novo refrigerante que mistura dois típicos frutos da Amazônia: o guaran...

Veja mais
Arrecadação sobe 20% no setor de bebidas

Após controle mais rígido nas fábricas de refrigerantes, cervejas e água mineral, Receita Fe...

Veja mais