Falta de latas ameaça refrigerantes na Copa

Leia em 1min 30s

A falta de latinhas no mercado e as vendas em alta de bebidas poderão resultar na falta de refrigerantes, segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes (Abir), Hoche Pulchério.

 

"A capacidade de produção está no topo. Todas as grandes fabricantes já anunciaram investimentos para ampliar a produção. Mas o ritmo desse investimento é bem mais lento que o do crescimento da demanda", afirmou. "Por isso, há risco de haver faltas pontuais de produto embalado em latas."

 

Com a alta inesperada no consumo de bebidas (cervejas, enregáticos e refrigerantes) ocorrida no final do ano passado e durante o verão, criou-se um déficit de 1,5 bilhão de latas, conforme cálculos da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas).

 

"O atenuante é que até o início do próximo verão o fornecimento já deverá estar normalizado", diz Pulchério. Outro fator que atenua a situação é o fato de que a falta de latas coincide com a estação de temperaturas mais amenas, quando o consumo de bebidas e refrigerantes é menor.

 

O problema continua sendo a Copa do Mundo de Futebol, que acontece entre junho e julho. Normalmente, o evento esportivo catalisa o consumo. "Mas para este ano a Copa ainda é uma incógnita", diz Pulchério.

 

A saída para a indústria de refrigerantes vai ser investir em embalagens alternativas. É o que está fazendo a Coca-Cola, com sua nova garrafa pet de 600 ml, a chamada "plantbottle", ou garrafa vegetal, feita com 30% de pet originário da cana-de-açúcar.

 

Além disso, a empresa anunciou investimentos de R$ 11 bilhões até 2016 no país. A AmBev , que engarrafa e distribui os refrigerantes da Pepsi, além de sua própria linha, está aumentando a capacidade de produção de suas fábricas. (L.C.)

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Indústria do "refri" reage à taxação

Na guerra contra a obesidade, o açúcar tornou-se o inimigo público do século XXI. Chamuscado...

Veja mais
Schincariol promove o retorno da Devassa

A campanha da cerveja Devassa Bem Loura, da Schincariol, lançada no Carnaval e retirada do ar após ser pro...

Veja mais
A verdadeira Pepsi light

Alçada à posição de inimiga número 1 da saúde pública, a indústr...

Veja mais
Miolo especializa produção de vinhos

A Vinícola Miolo, um dos maiores fabricantes de vinhos do País, está terminando um processo de espe...

Veja mais
Cerveja terá de informar valor nutricional

Ministério Público exige que rótulo do produto siga as regras impostas pela Código de Defesa...

Veja mais
Velha caçula

Reconhecida por preservar sua essência, tradição e qualidade, a marca Original, criada em 1906, traz...

Veja mais
Pepsi com Tampico

A Pepsi Beverages Company, divisão de bebidas da PepsiCo, anunciou ontem um acordo com a Tampico Beverages para d...

Veja mais
Vinho do bem

A Apae São Paulo realiza em maio o seu Leilão de Vinhos. A verba arrecadada no evento será destinad...

Veja mais
AmBev inaugura centro de distribuição direta de R$ 9,5 milhões em Uberlândia

O investimento no projeto inclui a compra do terreno. Com o novo empreendimento, a capacidade mensal de armazenamento da...

Veja mais