Sempre focado em produtos mais populares, o Grupo GB (ex-General Brands) decidiu agora dar um passo na direção contrária: está lançando uma linha de chás prontos voltados para classes A e B. "Gôndola de supermercado não é de borracha, não estica", diz Isael pinto, presidente do GB. "Se o concorrente lança uma novidade, alguém tem que sair. Não cabe todo mundo. Por isso resolvemos fazer esse lançamento para atingir um novo tipo de consumidor", diz o executivo.
Desde sua fundação, em 1997, o carro-chefe de vendas da empresa são os refrescos em pó Camp, com consumo fundamentalmente popular. A segunda linha mais vendida é a Camp Néctar, de sucos prontos para beber, que também é a categoria de produtos que mais cresce na empresa. Suas vendas, segundo Isael, crescem de 16% a 20% ao ano em volume. Só de janeiro a abril de 2010, a companhia vendeu 20% mais néctares que no mesmo período do ano passado e 30% mais que nos primeiros quatro meses de 2008.
"Agora queremos oferecer uma opção para o consumidor que prefere uma bebida mais leve, que são os chás", diz o presidente. A nova linha, chamada de "Top Tea", tem como base o chá branco e o chá verde, e concorrerá com a "Feel Good", marca da Wow! Nutrition, que controla 10% das vendas de chás prontos para beber no país. "Nossa meta é alcançar o mesmo percentual até o fim deste ano", diz Isael.
O mercado de chás, segundo dados fornecidos pela empresa, movimenta R$ 200 milhões ao ano no país e representa 30% do volume de vendas de bebidas não alcóolicas ou carbonatadas - o que corresponde a 86 milhões de litros ao ano.
O lançamento, que acontece nacionalmente a partir da semana que vem, sofreu apenas um revés: a falta de latas que tem atingido todo o mercado de bebidas. "Tivemos que lançar os chás apenas em embalagens de um litro Tetra Pak porque não se encontra latas", afirma Isael Pinto.
A companhia, segundo ele, está investindo R$ 5 milhões no lançamento e também para aumentar em 30% a capacidade de produção de sucos da fábrica de Guarulhos, na Grande São Paulo.
No fim do ano passado, o GB, que até então se chamava General Brands, se uniu ao Vencedor Laticínios (com faturamento de R$ 200 milhões em 2009), para aperfeiçoar sua linha de alimentos. A empresa está se preparando para lançar uma marca de achocolatados e outros produtos fora do conjunto das bebidas. A meta é faturar R$ 500 milhões até dezembro. No ano passado, a General Brands somou vendas de R$ 200 milhões. "Desde 2007, quando entramos no mercado de bebidas prontas, nosso crescimento tem se mantido na casa dos 20% ao ano", diz Isael.
Veículo: Valor Econômico