Aporte faz parte do planejamento da companhia para elevar capacidade de produção no país em 15% com recursos totais de R$ 2 bilhões em 2010
Montante de R$ 455 milhões será destinado às unidades de seis estados do Nordeste: Bahia, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Sul e Ceará
Dentro da estratégia de aumentar 15%a capacidade de produção de suas unidadesno Brasil, como investimento total de R$ 2 bilhões ao longo deste ano, a AmBev destinará R$ 670 milhões desse montante para fábricas instaladas nas regiões Norte e Nordeste do país. A iniciativa tem seus motivos. Ambas as praças foram as que obtiveram o maior crescimento em vendas de bebidas no primeiro trimestre deste ano, influenciando o mercado nacional a aumentar a comercialização em 15% no segmento de cerveja e 9% em refrigerantes no período emrelação ao ano passado.
Do investimento total, R$ 144 milhões serão destinados à duplicação da fábrica instalada em São Luís (MA) e R$ 71 milhões à unidade situada em Manaus (AM). Os R$ 455 milhões restantes serão divididos entre as fábricas e centros de distribuição de seis estados nordestinos: Bahia, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará. A expectativa é que as novas linhas de produção estejam prontas até o mês de outubro para atender a maior demanda do próximo verão.
“Essas regiões vão receber os investimentos de acordo comas necessidades domercado e do reajuste tributário no ano, mas visam aumento de produção e instalação de novas linhas”, afirma Alexandre Loures, diretor de comunicação da AmBev, ao ressaltar que o valor total previsto pode ser reduzido caso o governo decida aumentar impostos como IPI, PIS e Cofins ao longo do ano. Segundo a empresa, a carga tributária aumentou 15% no ano passado, mas o reajuste não foi repassado para o preço final dos produtos. “Caso isso ocorra novamente em 2010, daremos um passo atrás nesses investimentos”, diz Loures.
Além de aumentar a produção para acompanhar o crescente consumo de bebidas e atender a maior demanda em um ano de Copa do Mundo, a AmBev instalará novas máquinas em suas unidades para dar continuidade à estratégia de inovação no mercado liderado pelos novos formatos das embalagens, como as latas de 269 ml e de 5 litros da marca Skol (veja texto na página ao lado). “Temos buscado ouvir o consumidor para direcionar nossas novidades”, explica o diretor da AmBev, ao citar pesquisas mensais com cerca de 3 mil pessoas.
Outras regiões
Além dos investimentos no Norte e Nordeste do país, a AmBev incrementará também suas fábricas no Sudeste. No estado de São Paulo, serão aplicados R$ 375 milhões nas unidades situadas em Guarulhos, Jacareí, Agudos e Jaguariúna. Outros R$ 300 milhões serão destinados a Minas Gerais para aumentar a capacidade da fábrica de Sete Lagoas e para a construção de um novo centro de distribuição em Uberlândia.
Com o investimento total programado para este ano, a AmBev pretende criar cerca de 20 mil empregos em toda a sua cadeia de produção e distribuição. A iniciativa atende um esforço realizado neste ano pelas entidades do segmento com o governo para que as empresas criem 44 mil empregos ao longo de 2010, caso a carga tributária não seja alterada.
Inovação é destaque nos resultados da AmBev
O planejamento da AmBev focado na inovação de produtos tem dado resultado. A inserção de diferentes embalagens e novas bebidas no mercado foi o principal motivo apontado pela companhia para atingir os crescimentos obtidos no primeiro trimestre desse ano. Entre os destaques, a companhia cita a lata de 269 ml para as marcas Skol, Stella Artois e Skol Beats, os pacotes contendo 18 e 24 unidades, o relançamento da garrafa de 300 ml da cerveja Original e as novas bebidas Antarctica Sub Zero, Brahma Fresh e Guaraná Antarctica Açaí.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados neste início de 2010 e nos darão base para o crescimento sustentável no curto e médio prazos tendo como pilares produtividade e inovação”, afirma Nelson Jamel, vice-presidente financeiro e de relações com investidores da AmBev. Além da expansão do segmento no país, a empresa aponta também a redução de custos com atuação sustentável e aumento da renda da população para os resultados obtidos.
EBITIDA
R$ 2,8 bi foi o montante alcançado pela empresa com crescimento de 15,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
LUCRO LÍQUIDO
R$ 1,7 bi foi o valor obtido pela AmBev nos três primeiros meses de 2010, um aumento de 25,2% sobre os resultados de 2009.
RECEITA LÍQUIDA
R$ 6,1 bi é o valor obtido pela empresa entre janeiro e março de 2010, um aumento de 16,4% sobre o mesmo período do ano passado.
PARTICIPAÇÃO
69,3% foi a média alcançada pela AmBev em participação no segmento de cerveja. No mesmo período de 2009, a marca era de 67,1%.
Veículo: Brasil Econômico