AmBev investe R$ 670 mi no Norte e Nordeste

Leia em 4min 30s

Aporte faz parte do planejamento da companhia para elevar capacidade de produção no país em 15% com recursos totais de R$ 2 bilhões em 2010

 

Montante de R$ 455 milhões será destinado às unidades de seis estados do Nordeste: Bahia, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Sul e Ceará

 

Dentro da estratégia de aumentar 15%a capacidade de produção de suas unidadesno Brasil, como investimento total de R$ 2 bilhões ao longo deste ano, a AmBev destinará R$ 670 milhões desse montante para fábricas instaladas nas regiões Norte e Nordeste do país. A iniciativa tem seus motivos. Ambas as praças foram as que obtiveram o maior crescimento em vendas de bebidas no primeiro trimestre deste ano, influenciando o mercado nacional a aumentar a comercialização em 15% no segmento de cerveja e 9% em refrigerantes no período emrelação ao ano passado.

 

Do investimento total, R$ 144 milhões serão destinados à duplicação da fábrica instalada em São Luís (MA) e R$ 71 milhões à unidade situada em Manaus (AM). Os R$ 455 milhões restantes serão divididos entre as fábricas e centros de distribuição de seis estados nordestinos: Bahia, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará. A expectativa é que as novas linhas de produção estejam prontas até o mês de outubro para atender a maior demanda do próximo verão.

 

“Essas regiões vão receber os investimentos de acordo comas necessidades domercado e do reajuste tributário no ano, mas visam aumento de produção e instalação de novas linhas”, afirma Alexandre Loures, diretor de comunicação da AmBev, ao ressaltar que o valor total previsto pode ser reduzido caso o governo decida aumentar impostos como IPI, PIS e Cofins ao longo do ano. Segundo a empresa, a carga tributária aumentou 15% no ano passado, mas o reajuste não foi repassado para o preço final dos produtos. “Caso isso ocorra novamente em 2010, daremos um passo atrás nesses investimentos”, diz Loures.

 

Além de aumentar a produção para acompanhar o crescente consumo de bebidas e atender a maior demanda em um ano de Copa do Mundo, a AmBev instalará novas máquinas em suas unidades para dar continuidade à estratégia de inovação no mercado liderado pelos novos formatos das embalagens, como as latas de 269 ml e de 5 litros da marca Skol (veja texto na página ao lado). “Temos buscado ouvir o consumidor para direcionar nossas novidades”, explica o diretor da AmBev, ao citar pesquisas mensais com cerca de 3 mil pessoas.

 

Outras regiões

 

Além dos investimentos no Norte e Nordeste do país, a AmBev incrementará também suas fábricas no Sudeste. No estado de São Paulo, serão aplicados R$ 375 milhões nas unidades situadas em Guarulhos, Jacareí, Agudos e Jaguariúna. Outros R$ 300 milhões serão destinados a Minas Gerais para aumentar a capacidade da fábrica de Sete Lagoas e para a construção de um novo centro de distribuição em Uberlândia.

 

Com o investimento total programado para este ano, a AmBev pretende criar cerca de 20 mil empregos em toda a sua cadeia de produção e distribuição. A iniciativa atende um esforço realizado neste ano pelas entidades do segmento com o governo para que as empresas criem 44 mil empregos ao longo de 2010, caso a carga tributária não seja alterada.

 

Inovação é destaque nos resultados da AmBev

 

O planejamento da AmBev focado na inovação de produtos tem dado resultado. A inserção de diferentes embalagens e novas bebidas no mercado foi o principal motivo apontado pela companhia para atingir os crescimentos obtidos no primeiro trimestre desse ano. Entre os destaques, a companhia cita a lata de 269 ml para as marcas Skol, Stella Artois e Skol Beats, os pacotes contendo 18 e 24 unidades, o relançamento da garrafa de 300 ml da cerveja Original e as novas bebidas Antarctica Sub Zero, Brahma Fresh e Guaraná Antarctica Açaí.

 

“Estamos muito satisfeitos com os resultados neste início de 2010 e nos darão base para o crescimento sustentável no curto e médio prazos tendo como pilares produtividade e inovação”, afirma Nelson Jamel, vice-presidente financeiro e de relações com investidores da AmBev. Além da expansão do segmento no país, a empresa aponta também a redução de custos com atuação sustentável e aumento da renda da população para os resultados obtidos.

 

EBITIDA

 

R$ 2,8 bi foi o montante alcançado pela empresa com crescimento de 15,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

LUCRO LÍQUIDO

 

R$ 1,7 bi foi o valor obtido pela AmBev nos três primeiros meses de 2010, um aumento de 25,2% sobre os resultados de 2009.

 

RECEITA LÍQUIDA

 

R$ 6,1 bi é o valor obtido pela empresa entre janeiro e março de 2010, um aumento de 16,4% sobre o mesmo período do ano passado.

 

PARTICIPAÇÃO

 

69,3% foi a média alcançada pela AmBev em participação no segmento de cerveja. No mesmo período de 2009, a marca era de 67,1%.

 

Veículo: Brasil Econômico

 


Veja também

Smirnoff lança edição limitada inspirada na Copa do Mundo e na seleção brasileira

As embalagens ganharam design com imagens estilizadas da torcida, nas cores verde e amarela. A ideia vem sob a assinatur...

Veja mais
De chegada

Em parceria com a importadora BrazilWays International Commerce, a cervejaria americana Brooklyn Brewery lança su...

Veja mais
El Niño aumenta vendas de cerveja da AmBev em 11% no primeiro trimestre

Em julho do ano passado, o Deutsche Bank previu em relatório que as temperaturas mais quentes decorrentes do fen&...

Veja mais
Cervejas ganham versão reduzida

A AmBev acaba de lançar a Bohemia em embalagem de lata de 269 ml, somente para São Paulo. É mais um...

Veja mais
Brasileirinhos

A venda de refrigerantes regionais deve subir neste ano; ainda confinadas em suas regiões de origem , algumas emp...

Veja mais
Lucro líquido da AmBev cresce 3,9% e atinge R$ 1,65 bilhão no 1º trimestre

Fabricante de refrigerantes e cervejas divulgou balanço nesta quarta (5). Venda de cervejas aumentou 15,9% no per...

Veja mais
Venda de suco de uva natural dispara

Com cada vez mais adeptos, mais opções mas gôndolas e a imagem de bebida que faz bem à sa&uac...

Veja mais
Wow! se une a Gold Nutrition para atuar em alimentos

A Wow!, dona da Sufresh, a segunda marca de sucos prontos do mercado brasileiro, e a Gold Nutrition, dos adoçante...

Veja mais
Fábrica da linha Sufresh e de chás em Caçapava é ampliada em 50%

A primeira missão da nova Wow! Nutrition é se recuperar do desabastecimento que atingiu o mercado de bebid...

Veja mais