Desconhecida no mercado internacional, marca Snow, da SABMiller, já é a mais vendida no mundo
Com exceção dos analistas de mercado, quase ninguém fora das fronteiras da China ouviu falar da cerveja Snow, mas a bebida chinesa vai fechar o ano como a marca mais vendida em todo o mundo, à frente da Bud Light, produzida pela Anheuser-Busch. A meteórica ascensão da Snow, cujas vendas cresceram 69% no ano passado, é a mais clara evidência de que a performance na China será cada vez mais importante para os resultados mundiais das grandes fabricantes de cerveja.
Pelas contas da consultoria internacional especializada no segmento de bebidas Canadean, com sede em Londres, a Snow já teria o primeiro lugar desde o ano passado, com vendas de 51,2 milhões de hectolitros, comparados a 48,4 milhões de hectolitros da americana Bud Light.
Os números são contestados por outras consultorias, que atribuem vendas ligeiramente maiores para a marca da Anheuser-Busch em 2007. Mas ninguém discorda que os 22% de aumento nas vendas da Snow registrados na primeira metade de 2008 darão à marca chinesa a liderança no mercado global neste ano.
Em 2007, a Snow deixou para trás as marcas Budweiser, também produzida pela Anheuser-Bush, a brasileira Skol e a mexicana Corona. No ano anterior, suas vendas tinham crescido 93%, de acordo com Sam Gao, gerente de pesquisas da consultoria Canadean na China. Segundo o executivo, a Snow atingiu a liderança no mercado chinês em 2005, superando a Tsingtao.
ESCALADA
Fabricada pela joint venture entre a estatal China Resources e a SABMiller, com sede em Londres, a Snow aparecia em quarto lugar no ranking mundial em 2006 e, no começo da década, suas vendas não chegavam a 5 milhões de hectolitros por ano.
Com origem na África do Sul e sede em Londres, a empresa assumiu temporariamente o posto de maior cervejaria do mundo depois da compra da Royal Grolsch, em 2007. Mas o lugar será retomado pela InBev depois da aquisição da Anheuser-Busch. Se a fusão com a Anheuser-Busch for aprovada pelo governo chinês, a SABMiller passará a ser a principal concorrente estrangeira da InBev dentro e fora da China.
Como todas as estrangeiras, a SABMiller cresceu na China por meio da aquisição de inúmeras pequenas e médias cervejarias, nas quais investiu milhões de dólares.
A InBev também foi às compras e realizou seu maior negócio em 2005, quando desembolsou US$ 750 milhões pela Sedrin, sua principal marca na China.
Nos últimos 15 anos, a Anheuser-Busch investiu cerca de US$ 1,5 bilhão no país e deverá inaugurar em 2009 sua primeira fábrica construída a partir do zero fora dos Estados Unidos.
Enquanto as vendas da Snow explodem, as da InBev crescem abaixo da média de expansão do mercado chinês. De acordo com o relatório de resultados do primeiro semestre deste ano, as vendas na China subiram 1,4% no período, comparado a uma média de crescimento do mercado de 4%.
A entrada da companhia na China se deu por meio da antiga Interbrew, que comprou participação em uma cervejaria na província sulista de Guangdong em 1984.
Segundo Gao, a joint venture entre a China Resources e a SABMiller possui 57 cervejarias na China, com uma capacidade de produção de 100 milhões de hectolitros, 30% da qual ainda não utilizada. Isso significa que a fabricante da Snow poderá continuar a crescer no curto prazo sem realizar novas aquisições.
Veículo: O Estado de S.Paulo