Quinze empresas e cooperativas paranaenses expõem desde ontem, no Mercado Municipal de Curitiba, as melhores cachaças produzidas no Estado. O Festival da Cachaça e Derivados de Cana de Açúcar terá ainda demonstração de drinques especiais, degustação, aulas de culinária e debates sobre o mercado da cachaça. O festival vai até amanhã.
“O Mercado Municipal é uma importante vitrine para impulsionar o agronegócio paranaense”, afirma o secretário municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara.
O festival foi aberto na tarde de ontem com a premiação do Concurso Cachaças do Paraná — edição 2009/2010, promovido pela Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal do Paraná (Aprocapar). A coordenação do festival é da Secretaria Municipal do Abastecimento e da Associação de Comerciantes do Mercado Municipal de Curitiba, com apoio da Universidade Federal do Paraná, Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e do Sebrae-PR.
O festival ajudará empreendimentos como o da Copercana (Cooperativa Agroindustrial de Cana de Açúcar de Nova Aurora), que há quatro meses começou a comercializar cachaças orgânicas. A cooperativa reúne 80 pequenos e médios empresários e produtores da região de Cascavel, no Oeste do Paraná, que buscam mercado para a cachaça Sagra.
“Esta feira ajudará na divulgação da nossa marca e a mostrar o produto para Curitiba, que é o maior mercado consumidor do Estado”, disse Fábio Luiz de Oliveria, sócio da Copercana.
Concurso — O Concurso Cachaças do Paraná, uma iniciativa pioneira no Estado, foi criado com o objetivo de apresentar aos consumidores as cachaças de qualidade produzidas em alambiques paranaenses, além de promover a produção legalizada no Estado. Atualmente, o Paraná é responsável por 6% da produção nacional da bebida, mas, segundo o consultor do Sebrae/PR em Cascavel, Edson Braga da Silva, 90% dos alambiques paranaenses ainda são informais.
O ingresso para o Festival da Cachaça custa R$ 15, com direito a participação nas palestras e degustações especiais e uma caneca personalizada do festival. Cada aula de gastronomia custa R$ 30,00, incluindo as mesmas vantagens do ingresso convencional.
Veículo: Bem Paraná