Microcervejarias devem encerrar 2008 com receita 5% superior à de 2007
Produzidas em pequena escala, as cervejas artesanais caíram no gosto do consumidor. Em virtude da demanda, as microcervejarias devem encerrar 2008 com receita bruta 15% superior à registrada em 2007, segundo o diretor do Sindicato das Indústria de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas) e diretor consultivo da Associação dos Cervejeiros Artesanais Mineiros (Acerva Minas), Marco Antônio Falcone.
Na avaliação de Falcone, o movimento do mercado brasileiro é similar ao europeu e ao norte-americano. "No exterior, as cervejas especiais apresentaram aumento gradativo de vendas e hoje são altamente conceituadas. No Brasil acontecerá o mesmo", arriscou.
O sócio-proprietário da Wals Cervejas Especiais, José Felipe Carneiro, também está otimista. De acordo com ele, a expectativa é de que a empresa atinja, neste ano, faturamento 15% maior do que o alcançado no exercício anterior. "A Lei Seca chegou como um banho de água fria. Crescer 15% neste cenário é muito positivo", analisou. Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG), apontaram que o consumo de bebidas alcoólicas recuou 30% desde que a Lei Seca entrou em vigor, em junho deste ano.
Com produção mensal de 25 mil litros, a Wals distribui cerveja artesanal e chope para Minas Gerais e São Paulo. "Não consigo mensurar quanto da produção fica no Estado, mas a maior parte é destinada a São Paulo", afirmou. A fábrica está localizada no bairro São Francisco, na região da Pampulha.
Carona - O crescimento esperado pela Falke Bier é equivalente ao estimado pela Wals. De acordo com Falcone, que além de fazer parte do corpo diretivo da Acerva Minas e do SindBebidas é proprietário da empresa, o índice de incremento alcançado em 2008 será de 15%. Situada em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a fábrica produz 6 mil litros de cerveja especial por mês.
Já a Artesamalt, com planta em Capim Branco, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), espera crescimento menor do que o estimado para o setor. Segundo o sócio-proprietário, Augusto Viana de Melo Figueiredo, a empresa deve registrar incremento de 5% em 2008 quando comparado com 2007.
Para aquecer os negócios, a cervejaria irá inaugurar em janeiro de 2009 a Bem-Vindo Choperia. O estabelecimento funcionará no bairro São Pedro, na região Centro-Sul da Capital, e será mais um ponto de distribuição da bebida. "Queremos divulgar a marca e melhorar as vendas", comentou o sócio-proprietário. O valor do investimento não foi revelado.
Minas Bier Fest - Voltado para a consolidação do mercado de cervejas artesanais será realizado, de 30 de outubro a 2 de novembro, o 1º Minas Bier Fest - Festival de Cervejas Especiais de Minas Gerais. O evento acontece no Jardim Canadá, em Nova Lima (RMBH) e visa promover e incentivar as microcervejarias artesanais por meio do intercâmbio de informções, conforme explicou Falcone.
As cervejarias Artesamalt, Backer, Brusk, Falke Bier, Áustria Bier, Trovense e Wals participarão do Festival. Estão previstas palestras, mostra de equipamentos, degustações e harmonizações orientadas.
De acordo com o dirigente da Acerva Minas e do SindBebidas, haverá, ainda, uma rodada de negócios.
Veículo: Diário do Comércio - MG