Para atender à forte demanda por sucos no Brasil, grandes empresas investem para aumentar a produção e diversificar os seus produtos. Na briga por um mercado que deve crescer 8% este ano, marcas tradicionais, como Del Valle e Maguary, convivem com novas opções, como o VivaFrut.
A Del Valle, marca que pertence ao Grupo Fomento Econômico Mexicano S.A (Femsa) ou apenas Coca-Cola Femsa, a maior companhia de bebidas da América Latina, foi responsável pela alavancagem nos resultados da companhia na divisão Mercosul (Brasil-Argentina) no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Impulsionado pela venda da categoria Sucos, a empresa conquistou incremento de 24,1% em seus resultados e faturamento de 7,157 bilhões de pesos. No período, o volume de vendas cresceu 8,7%. No Brasil, o crescimento da marca Coca-Cola no segundo trimestre de 2010 foi de 14%; na categoria de Não Carbonatados o aumento foi de 33%, apoiado pela linha de produtos da marca Del Valle no Brasil.
De acordo com a gerente de Marketing de Novas Categorias da Coca-Cola Femsa, Luciane Chimenti, a empresa segue investindo para atender a demanda que será gerada com a chegada do verão. "A categoria de sucos no Brasil cresce muito, graças à procura pelo conceito de bem-estar e ao aumento do poder aquisitivo do consumidor" explica.
Para ampliar o consumo de sucos, a Del Valle passa a comercializar embalagens de 1,5 litro. "Acreditamos que as novas embalagens não irão substituir as já existentes no mercado, mas impulsionar o consumo dentro das famílias de mais de três pessoas" diz.
As novas embalagens, desenvolvidas em parceria com a Tetra Pak, têm previsão de chegada em todo território nacional, até o final deste ano. Globalmente, a empresa obteve um aumento de vendas de 4% no segundo trimestre deste ano, impulsionada pela performance de países como o Brasil. O aumento de vendas das bebidas sem gás foi de 10%, com um dos destaques para os sucos. Os investimentos do sistema no Brasil em 2010 somam mais R$ 2 bilhões.
A Maguary, empresa da holding Brasileira de Bebidas e Alimentos (Ebba), fruto da sociedade entre membros da família Tavares de Melo, que abriga as marcas de sucos integrais e prontos para beber Dafruta e Maguary, tem produção mensal de 200 milhões de litros de suco. De acordo com o gerente de Marketing da Ebba, Paulo Greco, os picos de produção devem ocorrer no mês de novembro, e correspondem a 24% da produção no ano. No alto verão, o aumento é de 50% da produção de bebidas.
"O momento de sucos prontos é bom. O mercado cresce acima de 10%, mas a concorrência é agressiva, principalmente nos preços. Nosso grande diferencial continua sendo a qualidade dos nossos produtos. A Região Nordeste e o consumo também crescem. A Ebba considera este mercado de grande relevância para sucos, pois temos duas fábricas no Ceará, além de raízes genuinamente nordestinas", diz Greco.
A empresa conta com quatro unidades industriais: duas em Araguari (MG) e duas em Aracati (CE). "Temos investido em constantes inovações, visando a incrementar nossos negócios e a fortalecer a nossa participação no mercado de sucos. Aproveitando a força das marcas Maguary e Dafruta, estamos modernizando nossas fábricas e comprando equipamentos" explica o executivo. A empresa faturou no ano passado R$ 255,6 milhões.
Em outra ponta, está a Viva Frut. Com investimento inicial de R$ 10 milhões, o empresário Gabriel Salomão -que trouxe a Del Valle do México para o País em 1997, e foi sócio e presidente da empresa até 2003- também crê ser um bom negócio o segmento de sucos no Brasil. Em abril deste ano, ele criou a VivaFrut no mercado brasileiro de sucos, com expectativa de faturar, já no primeiro ano, R$ 35 milhões. A distribuição dos produtos atende São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo. Segundo Salomão, a produção é de 700 mil litros mensais, com projeção de chegar a dois milhões de litros nos meses de janeiro e fevereiro de 2011, com o aumento da demanda. O empresário investirá R$ 30 milhões para construção de fábrica em Minas Gerais em 2011.
Para atender à forte demanda por sucos no verão, grandes empresas investem para aumentar a produção. Na briga por um mercado que deve crescer 8% este ano, marcas tradicionais, como Del Valle e Maguary, convivem com novas opções, como o VivaFrut.
A Del Valle, da Coca-Cola Femsa, alavancou os resultados da companhia. Impulsionada pelas vendas de sucos, a empresa conquistou incremento de 24,1% em seus resultados, no segundo trimestre do ano. Já a Maguary, empresa da holding Brasileira de Bebidas e Alimentos (Ebba), tem produção mensal de 200 milhões de litros de suco e prevê crescimento de mais 10% no mercado, mas com concorrência e preços agressivos. E o VivaFrut deve ampliar a sua presença no País.
Veículo: DCI