Schincariol estuda fábrica em Guarapuava, no Paraná

Leia em 2min 40s

O Paraná está no foco das maiores cervejarias do país. A cidade de Ponta Grossa estaria no foco da Ambev, que avalia ampliar suas operações no Estado, com já foi divulgado no início do mês. Agora é a vez da Schincariol que tem planos de se instalar em Guarapuava, no centro-sul paranaense, segundo o secretário estadual da indústria, comércio e assuntos do Mercosul, Ricardo Barros. O investimento, dizem fontes do mercado, ficaria entre R$ 100 milhões e R$ 200 milhões. Uma terceira empresa também estuda a instalação de uma unidade no Paraná, informou o secretário, que preferiu não revelar o nome da cervejaria. Conforme o Valor apurou, trata-se do Grupo Petrópolis.

 

"Só falta o governo definir sua nova política de incentivos fiscais para que essas empresas batam o martelo", disse Barros, que ontem participou de uma reunião com o governador do Paraná, Beto Richa, para apresentar uma proposta. Atualmente, o Paraná dá o diferimento (postergação da cobrança) por quatro anos do pagamento de ICMS a empresas que se instalam no interior do Estado. A nova política incrementaria esse benefício.

 

Ontem, segundo fontes do governo, o governador teria aprovado a proposta de nova política que, entre outros pontos, reduziria o ICMS que incide sobre bebidas - hoje em 29%.

 

"Ainda estamos estudando um percentual adequado", disse o secretário. Atualmente, o ICMS do Paraná é mais alto que o dos vizinhos São Paulo (27%) e Santa Catarina (18%). Espera-se que o governo divulgue essa nova política fiscal na semana que vem.

 

A nova fábrica da Schin, segundo Barros, atenderia o consumidor paranaense e também um novo mercado. "O foco seria o Paraguai", diz ele. Embora institutos de pesquisas como Nielsen e Euromonitor não tenham dados sobre o mercado local de cerveja, o país vizinho vem crescendo. O Produto Interno Bruto (PIB) paraguaio foi de 13% no terceiro trimestre de 2010, em relação ao mesmo período de 2009. A previsão do governo paraguaio é de fechar o PIB de 2010 em 9%, o maior desde 1981.

 

A escolha de Guarapuava como sede da nova fábrica da Schin, segundo o secretário, tem a ver com a Maltaria Agromalte, que fica na cidade. O município também é próximo de Ponta Grossa, onde a fabricante de latas Crown inaugura neste trimestre sua quarta unidade no país. A Schin é segunda maior cervejaria do país, com cerca de 12% do mercado e 14 fábricas no país (incluindo a microcervejaria Baden Baden, em Campos do Jordão, SP). Em nota, a companhia divulgou que "prefere não entrar em detalhes sobre eventuais negociação em localidades específicas."

 

A Ambev, também por meio de nota, disse que "está avaliando expandir a capacidade de produção no Paraná. O assunto está sendo tratado com o governo do Estado e por enquanto não há nenhuma definição da cidade." Douglas Costa, gerente de marketing do Grupo Petrópolis, disse que a empresa estuda novas instalações em diversas regiões do país, mas que, embora haja interesse, ainda não há definições sobre novas localidades. A Petrópolis tem hoje quatro fábricas: duas no Rio de Janeiro, uma em São Paulo e outra no Mato Grosso.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Embarque de suco volta a subir na safra 2010/11

Depois de uma queda na safra 2009/10, as exportações mundiais de suco de laranja devem aumentar 5,7% na at...

Veja mais
Esforços para ter fatia maior na área de bebidas

Na disputa do mercado de embalagens de bebidas, as garrafas PET continuam vitoriosas. Essa vantagem que separa as garraf...

Veja mais
Vinícola Aurora marcará presença no São Paulo Fashion Week 2011 com espumante top de linha

A Vinícola Aurora, maior e mais premiada vinícola brasileira e líder de mercado em vinhos, sucos e ...

Veja mais
Mais garrafas

Entre os meses de novembro e março, a produção de garrafas para cerveja da fabricante de vidro Owen...

Veja mais
Espumantes agora estão no foco dos catarinenses

Vinhos de qualidade produzidos em condições de frio extremo e em uma altitude de mais de 900 metros tornar...

Veja mais
Cerca de 100 companhias produzem cerveja artesanal no país

O aumento da renda da população e maior presença de cervejas importadas estimulam o crescimento do ...

Veja mais
Executiva assume divisão de bebidas da PepsiCo

A PepsiCo do Brasil anunciou na sexta-feira a nomeação de Andrea Alvares como a nova presidente da divis&a...

Veja mais
Selo de fiscalização do vinho vai parar na Justiça

Importadoras e pequenos produtores tentam reveter medida da Receita   Etiquetas foram criadas contra comér...

Veja mais
Mais Vita da Yoki chega ao mercado com cinco novos sabores

Entre as novidades, o exclusivo Mais Vita Original com Cálcio sabor Ameixa, além do relançamento da...

Veja mais