Heineken prevê expansão no Brasil, México e nos EUA

Leia em 2min 10s

O executivo-chefe da Heineken, Jean-François Van Boxmeer, vê espaço para o crescimento de sua marca de cerveja nos Estados Unidos, o maior mercado mundial da bebida, e também no Brasil e no México. "O potencial para a marca Heineken é imenso no México e no Brasil, onde ainda é demasiadamente uma marca de nicho", afirmou ele na sexta-feira, no Fórum Econômico Mundial, em Davos.

 

A cervejaria, terceira maior do mundo em volume, é uma das empresas que voltam as atenções aos países emergentes para impulsionar o desempenho, pois a baixa confiança dos consumidores e o nível já elevado de consumo nos EUA e Europa restringem suas vendas em volume. A fabricante, também dona das marcas Amstel e Newcastle Brown Ale, comprou a unidade de cerveja da mexicana Femsa há um ano, expandindo sua presença na América Latina.

 

Nos EUA, Van Boxmeer ainda vê "oportunidades de crescimento" onde o consumo de cerveja foi "gravemente prejudicado" pela crise de confiança dos consumidores. "A Heineken é um item de luxo para a classe média, que vive em um mundo incerto hoje", disse o executivo-chefe. "Não se trata de que a marca careça de afeição, é que simplesmente as pessoas consomem um pouco menos porque estão muito mais cuidadosas. Estou bastante otimista sobre o médio e longo prazo."

 

A posição competitiva da Heineken nos EUA está se enfraquecendo, segundo analistas como Simon Hales, da Evolution Securities, em Londres. A companhia também é "a única cervejaria exposta a todos os países da Europa Ocidental que estão passando por maior austeridade", disse Hales.

 

O desempenho da Brandhouse, empreendimento conjunto da Heineken na África do Sul, maior mercado de cerveja do continente, e o aumento do consumo na Índia ajudarão a impulsionar as vendas da cerveja no médio prazo, segundo Van Boxmeer.

 

A escassez mundial de insumos significa que as despesas continuarão em alta, de acordo com o executivo-chefe. O aumento no preço de commodities como trigo e cevada atingiu as cervejarias. A Carlsberg, por exemplo, elevou os preços no quarto trimestre e o voltará a fazê-lo em 2011 para compensar o aumento nos custos com matéria-prima. O impacto dessa alta de preços "é muito pequeno" para as cervejarias, disse Van Boxmeer, mas ainda assim é suficiente para provocar aumentos generalizados na cerveja. "Há impacto, mas não como o pão ou o trigo no Egito. Existe grande diferença entre cerveja e tortilha no México - uma grande diferença."

 

Veículo: Valor Econômico

 


Veja também

Embarque de suco volta a subir na safra 2010/11

Depois de uma queda na safra 2009/10, as exportações mundiais de suco de laranja devem aumentar 5,7% na at...

Veja mais
Schincariol estuda fábrica em Guarapuava, no Paraná

O Paraná está no foco das maiores cervejarias do país. A cidade de Ponta Grossa estaria no foco da ...

Veja mais
Esforços para ter fatia maior na área de bebidas

Na disputa do mercado de embalagens de bebidas, as garrafas PET continuam vitoriosas. Essa vantagem que separa as garraf...

Veja mais
Vinícola Aurora marcará presença no São Paulo Fashion Week 2011 com espumante top de linha

A Vinícola Aurora, maior e mais premiada vinícola brasileira e líder de mercado em vinhos, sucos e ...

Veja mais
Mais garrafas

Entre os meses de novembro e março, a produção de garrafas para cerveja da fabricante de vidro Owen...

Veja mais
Espumantes agora estão no foco dos catarinenses

Vinhos de qualidade produzidos em condições de frio extremo e em uma altitude de mais de 900 metros tornar...

Veja mais
Cerca de 100 companhias produzem cerveja artesanal no país

O aumento da renda da população e maior presença de cervejas importadas estimulam o crescimento do ...

Veja mais
Executiva assume divisão de bebidas da PepsiCo

A PepsiCo do Brasil anunciou na sexta-feira a nomeação de Andrea Alvares como a nova presidente da divis&a...

Veja mais
Selo de fiscalização do vinho vai parar na Justiça

Importadoras e pequenos produtores tentam reveter medida da Receita   Etiquetas foram criadas contra comér...

Veja mais