A família Valduga acredita no mercado interno de vinhos. E mais ainda no de espumantes. Começou a operar em agosto uma nova empresa que consumiu R$ 15 milhões de recursos próprios. A Domno fica em Garibaldi (RS) e tem uma produção de 400 mil litros de espumante obtidos pelo método charmat - aquele que usa tanques de inox. São produtos com a marca . Nero que chegam ao mercado na faixa de R$ 35 (brut) e R$ 28 (moscatel). O mais elaborado deles é o extra brut que permaneceu oito meses em tanque e vai custar R$ 45. O item que tem conquistado os clientes, no entanto, é o "nerinho", garrafas individuais de 187 mls. "Enquanto a Casa Valduga permanece como um vinícola butique, a Domno vai alcançar mais volume, mas sempre com produtos de qualidade", diz Jones Valduga, o responsável pela empresa.
Dois terços das uvas serão fornecidas pela própria Valduga, e um terço será comprado de terceiros. A empresa acredita também na embalagem de cinco litros para vinhos , a "bag in box", uma caixa com um sistema que permite a conservação do produto por até 25 dias depois de aberto e que se destina aos hotéis, restaurantes e bares. Custa em média R$ 50 e chega ao mercado com a marca Alto Vale - que era da Casa Valduga e foi adquirida pela nova empresa- nas variedades cabernet sauvignon, suave ( tinto adocicado) e malvásia. "Te garanto que é muito melhor que vinho de garrafão."
Borbulhas I. A Domno funciona ainda como importadora de vinhos da Argentina, Chile, Portugal e África do Sul. O primeiro contrato de exclusividade foi fechado com o argentino Carlos Pulenta, com rótulos como o Árido (R$ 25) e o Corte A (R$ 210). "Fizemos nosso plano de negócios com o dólar estabilizado em US$ 1,80. Se subir, pelo menos vendemos mais espumante. O brasileiro acredita na qualidade do espumante nacional." A prioridade, diz ele, agora é focar no mercado interno, sendo que o braço importador deve representar 10% do negócio neste momento. Mas até o fim de 2009, com um portfólio com 70 produtos, esse percentual deve chegar a 30% do resultado.
Veículo: Valor Econômico